Câmara entrega Comenda Porto do Sol ao Instituto São Benedito
O Instituto São Benedito, da Rede ICM de Assistência Social, foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre com a Comenda Porto do Sol, a mais alta honraria concedida pelo legislativo da capital às pessoas físicas e jurídicas que se destacam no desenvolvimento econômico e social da cidade.
A outorga foi proposta pelo vereador Claudio Janta e aprovada pela unanimidade dos vereadores. A entrega da medalha e certificado, que simbolizam a comenda, aconteceu durante a sessão no Plenário Otávio Rocha, na tarda dessa segunda-feira, 21 de agosto. Educadores, crianças e adolescentes atendidos pela unidade socioassistencial marcaram presença na sessão.
“O Instituto chegou na nossa vida pelo trabalho social que faz. Pelo acolhimento que o Instituto dá às crianças que por um bom tempo não tiveram a escola de tempo integral em Porto Alegre e o Instituto já faz esse papel, dando o que nós defendemos quando propusemos e aprovamos a lei, nessa casa, da escola em tempo integral: tirar as crianças da vulnerabilidade social. Tirar as crianças da porta do tráfico (de drogas). Trazer as crianças para que tenham uma condição digna de vida. E nada liberta mais, nada transforma a vida da pessoa do que o estudo e o conhecimento. Vimos por justo homenagear com essa comenda esse instituto que vem ajudando a criar cidadãos e pessoas de bem”, justificou o vereador Claudio Janta, que ainda foi saudado pelos vereadores Engenheiro Comassetto, Aldacir Oliboni, Jonas Reis, Airto Ferronato, Lourdes Sprenguer, Biga Pereira, Comandante Nádia, Márcio Bins Ely.
Irmã Maria Luiza Martinelli, Diretora do Instituto São Benedito, agradeceu, emocionada, pela homenagem e destacou que o trabalho hoje executado pela instituição tem sua inspiração em Bárbara Maix: “A nossa fundadora (Bárbara Maix) inicia o trabalho com 21 jovens. Ela inicia vendo a realidade degradante das jovens que vinha do interior e acabavam caindo na prostituição. Ela as acolhia. Inicia a obra com intuito social”, disse.
Em discurso, Simone Maria Pedott Romanenco, assistente social da Rede ICM, destacou que o trabalho da rede acontece sempre na perspectiva de prevenção de violação dos direitos:
“Nosso trabalho é potente na prevenção das violações dos direitos. Nós trabalhamos para prevenir o trabalho infantil, prevenir a exploração e violência sexual, pra prevenir todas as violações dos direitos das crianças e adolescentes, para que elas possam sonhar num projeto de vida onde possam se desenvolver emocionalmente, profissionalmente e pessoalmente. Esperamos que nessa casa, a Casa do Povo, vocês trabalhem olhando para a política pública de assistência social”, disse.
Instituto São Benedito
O Instituto São Benedito foi fundado em 1912, no centro de Porto Alegre (RS), para educar e amparar, segundo os documentos da época “meninas de cor, órfãos e desvalidas”. Atentas às realidades da época, em 1945, o instituto mudou-se para o bairro Belém Velho, onde permanece até hoje.
Atualmente, atende crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Oferece o Serviço de Fortalecimento de Vínculo com atividades educativas, esportivas e culturais. Além disso, oferece ainda oficinas de geração de renda à comunidade.
—
Por: Magnus Regis
Fotos: Magnus Regis e Câmara POA @feuantunes / @ribeirodsgabriel