Celebrar a nossa essência – a entrega do Projeto Educativo e Proposta de Valor ICM no Colégio Madre Bárbara
Lajeado/RS – Celebrar e amar o horizonte que ilumina a caminhada. Foi esse o convite que a Irmã Elenar Luisa Berghahn fez à comunidade educativa do Colégio Madre Bárbara ao abrir a celebração de entrega do novo Projeto Educativo e Proposta de Valor da Rede ICM de Educação.
Em evento, realizado na noite da segunda-feira, 06 de dezembro, reuniu mais de 100 participantes, entre educadores e colaboradores, que conheceram mais sobre os documentos que estabelecem os fundamentos do modo ICM de educar para o período 2022-2027.
Apresentar os documentos – disse a Irmã Elenar, que coordenadora o Setor Educação – é apontar o resultado de um trabalho coletivo, fruto da colaboração de toda a Rede ICM:
“Celebramos aquilo que é a nossa essência, a razão de ser das nossas unidades de ensino. O Nosso Projeto Pedagógico é o nosso horizonte. A Proposta de Valor é aquilo que queremos entregar para a sociedade, a partir de cada nível de ensino.”, afirmou a Irmã.
A cerimônia é uma mescla de momentos de espiritualidade e formação. No roteiro, a entrada da Palavra de Deus, o acender das velas e a entrada de uma representação da fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix, evidenciam a mística a e ação evangelizadora ICM por meio da educação. Depois, a apresentação sucinta do documento, feita pela assessora pedagógica Lenir Moraes, descreve as chaves de leitura dos documentos. O momento é finalizado com o que se pode chamar de ponto alto da cerimônia: um a um, os educadores recebem os exemplares e um botton da Rede ICM.
Maria Elena Jacques, diretora do Colégio Madre Bárbara disse que a comunidade vivenciou um momento forte e de grande importância: “O que dizer desse momento? Dizer que estamos juntos. Estamos juntos com Deus e com a nossa fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix” disse.
Finalizando a noite, um outro momento especial emocionou a todos: a comunidade escolar foi presenteada pela Irmã Elenar com uma imagem da Bem-Aventurada Bárbara Maix, que está de braços abertos em meio às crianças e adultos. A obra de arte, esculpida em madeira, foi feita por um artista de Moçambique, na África. O desejo de ter a imagem era uma antiga aspiração do Colégio Madre Bárbara.
Veja a galeria de fotos:
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@redeicm.org.br