Colaboradores conhecem a Lei Geral de Proteção de Dados
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi o tema de um encontro de formação com os colaboradores que atuam nas sedes da Rede ICM e do Instituto Religioso Bárbara Maix.
A lei, que foi sancionada em 2018, e que passará a valer a partir desse ano, estabelece normas para a coleta e tratamento de informações de pessoas e/ou instituições por empresas.
São dados que podem ser coletados: número de documentos, idade, endereço, estado civil, entre outros. Pela lei, estes dados só podem ser coletados com autorização do usuário, assim garantindo o direito à privacidade. A lei evita abusos das empresas no uso e compartilhamento das informações por parte das empresas coletoras. Em caso de descumprimento, a LGPD prevê punição.
Vítor Kodama, colaborador da TI da Rede ICM, foi quem facilitou o tema por meio de palestra. Ele esclareceu os impactos da lei no cotidiano de cada pessoa, direitos e deveres de cada pessoa sobretudo num tempo onde as informações pessoais costumam ser compartilhadas em redes sociais e sites.
O tema voltará a ser trabalhado com um novo grupo de colaboradores ICM.