Colégio Coração de Maria empossa nova Diretora e Vice-Diretora
No tempo celebrativo de 90 anos, o Colégio Coração de Maria (CCM) oficializou, na noite da quarta-feira, 24 de maio, a mudança na liderança da instituição. Após oito anos sob a dedicada e generosa direção da Irmã Maria Zení do Nascimento, a então vice-diretora, Glaucia Raquel Rossignolo Silva foi promovida à diretora do colégio. A Irmã Maria Joana Guedini é a nova vice-diretora.
A presidente da Rede ICM, Irmã Maria Freire da Silva, e a Conselheira Geral do Setor Educação, Irmã Elenar Luísa Berghahn, deram posse à nova equipe diretiva. O ato aconteceu durante a Celebração Eucarística que também marcou a despedida da Irmã Maria Zení. Professores e colaboradores participaram do momento religioso.
“A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria confia essa missão a vocês. Que vivam essa missão visibilizando o nosso Carisma, fazendo o diferencial da educação ICM, confiando em você (Glaucia) e em todos que contribuirão com você. A Irmã Maria Joana, como vice-diretora, está com a direção, vivendo a sinodalidade (unidade) educacional”, afirmou Irmã Maria Freire da Silva.
NOVA DIREÇÃO
Gláucia Raquel Rossignolo traz consigo uma vasta experiência no campo educacional. Está na Rede ICM desde o 2012. Ingressou no Colégio Coração de Maria como coordenadora pedagógica dos Anos Finais e do Ensino Médio. Em 2014 foi promovida à vice-diretora. É formada em Ciências Sociais. Possui especializações em coordenação pedagógica e em ensino à distância. Em 2018 concluiu o Curso de Gestores da Rede ICM.
Irmã Maria Joana Guedini é religiosa consagrada há 31 anos. Por 12 anos foi Conselheira Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Porto Alegre (RS). É formada em Ciências Contábeis e em Teologia. Possui MBA em Gestão de Negócios e especialização em Auditoria e Perícia. No último dia 18 de maio, concluiu o Curso de Gestores da Rede ICM, tendo seu Trabalho Conclusão de Curso aprovado com distinção (nota máxima).
Ao assumir a direção, Gláucia Rossignolo destacou: “convidamos a todos/as a continuar trilhando esta linda história de educação que este ano completa 90 anos, e que temos o grande compromisso de prosseguir. Temos motivos para estarmos cheios de esperança. Nunca foi tão grande o potencial para envolver a humanidade na criação conjunta de futuros melhores. A humanidade, com toda a sua criatividade e toda a sua inteligência, deve ser mobilizada se quisermos garantir que a inclusão, a equidade, os direitos humanos e a paz definam o nosso futuro” apontou.
DESPEDIDA DA IRMÃ MARIA ZENÍ
Como informado, a Celebração Eucarística marcou a despedida da Irmã Maria Zení. Sua partida é marcada pelo sentimento de gratidão e reconhecimento do serviço exemplar prestado à comunidade escolar.
Como diretora do CCM nos últimos oito anos, a Irmã Maria Zeni liderou a grande transformação no CCM através da implantação do planejamento estratégico. O trabalho zeloso se concretizou nas mudanças da proposta pedagógica e qualificação da estrutura do colégio, como, por exemplo, a inauguração do novo prédio da educação infantil, inaugurado em fevereiro de 2023. O resultado de tanto esforço não poderia ser outro: o crescimento constate da unidade de ensino ICM.
Em reconhecimento, a Irmã Maria Freire afirmou: “Com essa alegria, misturada com a saudade que já se faz presente, e em nome de toda a Congregação, agradecemos toda a sua contribuição na educação ICM, dando o melhor de si. A senhora não deu alguma coisa. A senhora se deu e isso é muito importante. É o que vai marcar os professores, o alunado e os colaboradores que continuarão essa jornada. Elevamos o nosso coração ao céus para agradecer à Trindade Santa, que em seu dinamismo amoroso, nos presenteou, na Congregação, com a sua presença.”.
Irmã Maria Zení já tem uma nova e nobre missão à sua espera. Está de mudança para Porto Alegre, onde se dedicará a escrever o novo texto da biografia da Bem-Aventurada Bárbara Maix, ação imprescindível nesse tempo em que a Congregação e a Igreja vivem a expectativa pela canonização da religiosa fundadora ICM.
COLÉGIO CORAÇÃO DE MARIA
O Colégio Coração de Maria foi fundado em 20 de setembro 1933. É um dos colégios particulares mais antigos e respeitados de Santa Maria. Tem a missão de promover a construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, científico, tecnológico e espiritual, além de contribuir para a formação de cidadãos capazes de analisar, compreender, posicionar-se e intervir na realidade, promovendo transformações sociais, com vistas ao bem-estar da pessoa, no plano pessoal e coletivo.