Colégio Dom Feliciano promove festa junina solidária
Já imaginou curtir uma festa junina onde a diversão vivida, a pipoca, o quentão ou a brincadeira que você compra se transforma em solidariedade com os que mais precisam? Pois é o que acontece no Colégio Dom Feliciano, unidade de ensino da Rede ICM em Gravataí (RS), que transforma a celebração de São João, São Pedro e Santo Antônio num gesto de grande caridade.
Como já é tradição, o Colégio Dom Feliciano abrirá suas portas para a Festa Junina Solidária neste sábado, dia 15 de junho. Neste evento, todo o dinheiro arrecadado é integralmente repassado para o “Projeto Presença”, que promove ações sociais e solidárias durante todo o ano junto aos moradores das Vilas Nara e Santa Cruz, em Gravataí.
De acordo com Iara Beatriz Blauth Mota, coordenadora do projeto e professora do Curso Normal, a ação teve seu início em 1997 e passou funcionar efetivamente em 1998. Desde então, não parou mais de promover educação seja por meio de oficinas, momentos lúdicos e ações pastorais. Os atendimentos ocorrem semanalmente nas segundas, terças e quintas, além de alguns sábados ao longo do ano.
“Atendemos crianças e senhoras. As primeiras com reforço escolar, atividades lúdicas e resgate de valores. Já as mães fazem trabalhos manuais. Em relação às crianças, o número de atendimento é variado, em torno de 15 à 20 ao longo da semana e 25 à 30, quando vamos aos sábados. Já as mulheres são 10 efetivas” disse Iara.
A docente afirma que o projeto é tocado com a ajuda dos professores do Colégio Dom Feliciano, das alunas do curso normal pós-médio e com os alunos do grupo da pastoral escolar que realizam atividades em datas específicas, como festa junina e o Dia das Crianças. Sobre a escolha da Vila Nara, Iara afirma:
“No início do projeto foi a escolha, pois era uma comunidade pobre e haviam muitos adultos que não eram alfabetizados. Além disso, era uma área de invasão, sem infra estrutura nenhuma” disse.
Mais do que um dia de grande alegria e movimentação, a Festa Junina do Dom Feliciano é uma experiência de solidariedade que marca profundamente a vida de quem participa. Além disso, reforça a opção pela educação humanizada e integral do ser humano promovida pela Rede ICM em suas unidades, cujo propósito é o de formar pessoas conscientes e comprometidas com um mundo melhor.
Confira o vídeo do projeto
Por: Magnus Regis
magnus@redeicm.org.br