Colégio Madre Bárbara inaugura oficialmente o quarto pavimento

Lajeado – Na noite desta quarta-feira (19) o Colégio Madre Bárbara – Rede ICM realizou a Inauguração oficial do Quarto Pavimento, localizado no prédio dos Anos Finais e Ensino Médio. O projeto foi realizado a partir do antigo sótão da instituição e conta com 1.133 metros quadrados, divididos em oito salas de aula, um terraço, chamado de Espaço Verde com 190 metros quadrados que oferece aos estudantes mesas de ping pong, de pebolim e puffs, além de uma sala multiuso, o Espaço Integrar, com 140 metros quadrados. O local já vem sendo utilizado desde o início das aulas, no dia 17 de fevereiro.
O evento, apresentado pelo professor David Orling, contou com a presença de autoridades, parceiros, fornecedores e representantes da comunidade escolar. Na abertura, estudantes se apresentaram em um momento cultural de música e ao longo da cerimônia, ocorreram algumas homenagens: para as Irmãs da Congregação, Irmãs que atuam no Madre Bárbara, diretora Maria Elena Jacques e vice-diretora Simone Elisa Faleiro. Além delas, também homenagearam ex-presidentes da Associação de Pais e Mestres (APM) que sempre estiveram juntos sonhando e lutando pelos espaços e pelo desenvolvimento geral da escola. O Padre Antônio Puhl abençoou o local.
A Coordenadora do Setor Educação da Rede ICM, Irmã Elenar Luisa Berghahn, confessa ser uma alegria poder participar desses momentos, em qualquer um dos espaços educativos ou de assistência social, mas com um carinho especial no Madre Bárbara, de modo particular, pois a Irmã é do Vale do Taquari, natural de Boqueirão do Leão e gosta de ver o crescimento da escola na região. “Os espaços são inovadores, são um contributo para podermos oferecer um melhor ensino e ter uma melhor prática pedagógica, porque não é somente o espaço, não é só o conhecimento, mas esses locais favorecem as relações e oportunizam a melhor convivência dos nossos alunos”, salienta a Irmã, ao reiterar que acreditam ser necessário se atualizar constantemente. “Os tempos de hoje exigem outras realidades e se formos olhar os nossos alunos, temos tantas oportunidades que o mundo vai oferecendo e a escola não pode ficar de fora. Ou ela contribui e acompanha, ou então vai deixando de ser e cumprir seu papel”, diz a Irmã.
Para o gestor de projetos da Rede ICM, Clóvis Alexandre Jardim, que acompanhou a obra desde a elaboração até a execução, é sempre gratificante ver o desenvolvimento de um projeto. “Não fui eu que concebi, mas me sinto pertencente e sinto muita felicidade na conclusão e entrega”. Ao todo, Jardim acompanha os projetos das 15 escolas e sete obras sociais da Rede ICM e, com a equipe, avalia os projetos e a escolha das empresas de arquitetura e de construção civil, fazendo uma análise da empresa mais qualificada para atender a obra. “No período da execução, apoiamos fazendo a mediação entre a unidade, a construtora e a congregação”.
A diretora Maria Elena Jacques evidencia que a Inauguração celebra não apenas a conclusão de um projeto de grande importância para a escola, mas reafirma os valores que orientam o caminhar como comunidade educacional. “A inauguração do quarto pavimento representa mais um passo na nossa missão de oferecer um ambiente mais acolhedor, seguro e moderno para os nossos alunos e para todos que fazem parte desta grande família escolar”. Segundo a diretora, o novo espaço não é apenas uma conquista física. “Ele simboliza a contínua busca pela excelência no ensino, com a certeza de que a educação deve estar sempre ligada ao compromisso com a formação integral dos alunos. Acreditamos que o conhecimento deve caminhar lado a lado com os valores cristãos, como o amor ao próximo, à solidariedade e a busca pela justiça”.
Arquitetura imponente
A arquiteta responsável pela obra, Adriana Nunes Machado, relembra que o quarto pavimento foi um sonho de muitas gerações de pessoas da comunidade escolar, o que demonstra a dimensão da responsabilidade de projetar os espaços. Adriana ressalta que a ideia sempre foi criar um pavimento que fosse disruptivo em relação ao que já existe e foi preciso mostrar a evolução e a inovação através dos espaços. “Além das salas de aula com vidros e a possibilidade de uso de cortinas para maior privacidade, no fim do corredor tem o Espaço Verde, que permite ampliar as áreas de convivência e as conexões entre os alunos. São espaços que proporcionam momentos de trocas e trazem conforto, segurança e inovação”.
Já no Espaço Integrar, a sala multiuso, Adriana fez um piso colorido trazer mais liberdade para as aulas e atividades. “Um piso com cores faz a gente trabalhar o lúdico e também com oportunidade de projeção, de ter uma aula convencional, que possa ser flexível. Estamos em constante evolução e os espaços precisam acompanhar esse dinamismo”.
Como ex-aluna, Adriana confessa que a trajetória escolar no Madre Bárbara, dá muito orgulho, mas carrega consigo responsabilidades e desafios maiores, porque tem o privilégio de, através do trabalho, conviver com muitas gerações dentro da escola. “O público vai se transformando e a gente vai aprendendo e crescendo com cada um”. Adriana iniciou os trabalhos no Madre Bárbara com a reforma da entrada da escola, quando abriram os muros e a partir dali não pararam mais. Já esteve na construção da Educação Infantil, na revitalização dos Anos Iniciais, depois dos Anos Finais e do Ensino Médio, se adaptando e aprendendo sobre as necessidades de cada nível de ensino.
“Como sempre gostei muito de estudar e tenho lembranças de momentos muito felizes na escola, busco com esse sentimento projetar os espaços, tentando vislumbrar como o aluno vê, o que ele consegue identificar e como pode melhorar alguma experiência na caminhada escolar. Tudo isso é muito legal e são essas memórias que a gente carrega”.
O legado de Bárbara Maix
Para a Diretora Geral da Congregação do Imaculado Coração de Maria e Presidente da Rede ICM, Irmã Maria Freire da Silva, inaugurar mais um projeto traz a certeza da esperança e uma alegria ao perceber nos estudantes, nas famílias, nos professores e na direção, toda animação para levar adiante a obra de Bárbara Maix, fundadora da Congregação. “É também um motivo de orgulho, porque sentimos que é para a honra e a glória de Deus. Bárbara sempre pensou numa educação integral. E penso que na Rede ICM de Educação, nós primamos por isso e esse colégio se visibiliza muito na dinâmica de primar por uma educação integral, onde a fé permeia o conjunto do conhecimento, das descobertas do ensinar e do saber”.
A diretora Maria Elena destaca que a instituição está ligada a história e a missão das Irmãs, por ser uma escola que se orgulha em fazer parte da Congregação. “Sabemos que a educação não é apenas um meio de adquirir conhecimento, mas um caminho para formar pessoas de fé, que vivem os princípios cristãos em sua vida cotidiana. Não podemos deixar de recordar a nossa fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix, que, com sua sabedoria, dedicação e amor ao próximo, deixou o legado de uma educação voltada para o serviço e o bem comum”.
A diretora afirma que a Rede ICM tem transformado vidas, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. “Cada etapa que compõe este novo espaço carrega em si o espírito de nossa fé, de nossa história e do compromisso com uma educação de qualidade, que forma não apenas cidadãos, mas também pessoas críticas, responsáveis e solidárias”.
Por: Renata Leal | imprensa@madrebarbara.com.br