Contra onda de frio, unidades de ensino da Rede ICM promoveram campanha do agasalho
Nesta semana, o sul brasileiro enfrenta uma forte onda de frio com temperaturas negativas. Entre a quinta (04) e sexta-feira (05), os termômetros no Rio Grande do Sul marcaram entre -3ºC e -2ºC. O sábado (06) será ainda mais frio. Em dias de frio extremo, a preocupação se volta para com as pessoas em situação de rua e também em dar apoio aos abrigos que enfrentam dificuldades em sua missão de acolher as pessoas.
Na Rede ICM de Educação, as unidades de ensino promoveram neste último mês as campanhas para doação de agasalhos, cobertores e alimentos. Oportunamente, nestas últimas semanas, as doações foram repassadas às instituições e às famílias necessitadas, assim amenizando os efeitos da onda frio extremo.
Em Rio Grande, a comunidade da Escola Cristo Rei, em parceria com o SENAC, fez a Campanha do Agasalho. Foram arrecadadas 500 peças que foram entregues ao Orfanato Raio de Luz e Lar do Idoso. Já no Corpus Christi, a escola atendeu ao chamado da diocese local e, durante a procissão religiosa, doou cobertores que foram doados às famílias em situação de vulnerabilidade social. A campanha foi liderada pelos alunos do 9º ano.
Em Caxias do Sul, no Colégio Madre Imilda, o Setor Pastoral e de Assistência Social promoveram a campanha do agasalho. As peças arrecadadas foram classificadas de acordo com faixa etária e encaminhadas para a Fundação de Assistência Social do município. Outra mobilização ainda está em curso no Colégio. O grupo de jovens está arrecadando alimentos e agasalhos para um lar de idosos.
Já em Frederico Westphalen, na Solenidade de Corpus Christi, a Escola Nossa Senhora Auxiliadora trocou os tradicionais tapetes de serragem pelo tapete solidário. Os alunos doaram cobertores e alimentos não perecíveis que foram doados para as fazendas Cristo Rei, Bárbara Maix e para o Hospital Divina Providência.
Estas ações solidárias traduzem na prática o que está na missão da Rede ICM de Educação: a formação integral do aluno para que sejam cidadãos comprometidos, com senso de solidariedade, da cidadania, de responsabilidade para com os que mais precisam, assim realizando as transformações na nossa sociedade.