Em reunião ampliada, Comitê de Educação encaminha elaboração do Plano da Pastoral Escolar
Em reunião ampliada com a presença do Grupo de Trabalho (GT) da Pastoral Escolar, o Comitê de Educação da Rede ICM de Educação deu prosseguimento à construção do Plano de Pastoral Escolar ICM, documento comum que dará identidade às unidades.
A ação acontece durante encontro nesta segunda-feira, 10 de outubro, em Porto Alegre (RS), e consolida as sugestões apontadas pelos educadores que atuam na Pastoral Escolar durante encontro realizado em abril passado. O encaminhamento dessa demanda no Comitê de Educação sinaliza o quanto a Rede ICM está empenhada para que as unidades sejam cada vez mais escolas em pastoral.
O futuro documento é elaborado coletivamente a partir de pontos norteadores como objetivo geral, objetivos específicos, processo formativo missionário, eixos identitários da Pastoral, ações comuns e documentos norteadores.
A PASTORAL ESCOLAR
A Rede ICM de Educação adotou o conceito de “Escola em Pastoral”, o que na prática amplia o entendimento sobre o tema: a pastoral não é apenas um setor, mas a postura de toda a comunidade escolar, de todos os setores, com impacto direto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e relacionamento com as famílias. É o serviço responsável por dinamizar o processo de evangelização, a valorização e a vivência do Carisma ICM e da solidariedade nas unidades de ensino.
Conforme o Projeto Educativo, “não basta apenas crescer na dimensão cognitiva se não houver crescimento na relação com os outros, consigo mesmo, com o ambiente e com Deus”. Preconiza ainda a espiritualidade como um dos eixos do processo de ensino e aprendizagem, compondo cada uma das ações, planos e projetos da escola. Exemplo concreto disso são as campanhas solidárias de doação de alimentos, roupas, visitas sociais e a promoção das celebrações religiosas realizadas ao longo do ano.