Encontro debate o Serviço de Pastoral na Rede ICM de Assistência Social
Dois dias de trabalho com foco na missão do Serviço de Pastoral das unidades da Rede ICM de Assistência Social. Assim será o encontro que acontece nesta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de abril, em Porto Alegre/RS, com representantes das sete obras sociais.
A atividade está pautada em dois objetivos. No primeiro, refletir e aprofundar a importância do serviço de pastoral, a partir do Carisma e Espiritualidade da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM) e do Ano Vocacional, em curso na Igreja Católica. O segundo é o de construir as diretrizes para o desenvolvimento do Serviço Pastoral da área de assistência social.
Irmã Maria Bernardete Macarini, Coordenadora da Rede ICM de Assistência Social, destacou que o evento é uma continuidade ao encontro realizado em 2022 que debateu a dinâmica pastoral a partir de Jesus, o Bom Pastor.
“Nesses dois dias, queremos construir algo que direcione o Serviço Pastoral na Rede de Assistência Social. Além disso, este é um encontro de troca de experiências, estreitar laços e estabelecer vínculos. Mesmo que estejamos em lugares diferentes – Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro – estamos interligados e trabalhando pela mesma causa e mesmo ideal.”, disse Irmã Bernardete.
Nesta quarta-feira, a primeira parte do encontro abre espaço para o Ano Vocacional Vocação: graça e missão. A Irmã Adelaide Queiroz Lima, Vice-Presidente da Rede ICM, facilitará o entendimento do tema. Na parte da tarde, a Irmã Angélica de Oliveira, do Instituto Providência, de Porto Alegre (RS), abordará o tema “Nas trilhas de Bárbara Maix”.
Amanhã, quinta-feira, Irmã Bernadete abre os trabalhos com o estudo do tema “O que é o Serviço de Pastoral na Rede ICM de Assistência Social”. A partir desse estudo, será identificado as principais atividades pastorais nas unidades. Na parte final do encontro, turno tarde, a assistente social, Simone Romanenco, conduzirá as reflexões acerca do cenário atual de sociedade, os desafios, direcionamentos, propósitos, processos e identidade da Pastoral.
A expectativa também é a de que o encontro encaminhe a construção de um direcionamento pastoral comum às unidades socioassistenciais.
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@redeicm.org.br