Encontro define ações comuns para a Pastoral Escolar na Rede ICM de Educação
Coordenadores da Pastoral Escolar das Unidades de Ensino da Rede ICM participam do encontro de formação promovido pelo Setor Educação, em Porto Alegre/RS. A identidade do Serviço de Pastoral e o Pacto Educativo Global são os dois principais temas que estão em estudo nos dois dias de encontro, quinta e sexta-feira, 28 e 29 de maio, respectivamente.
O evento acontece no Instituto Coração de Maria e conta com a participação de Irmãs e educadores que atuam na direção, vice-direção e no serviço da Pastoral Escolar. As 15 unidades de ensino do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro estão representadas.
A coordenadora do Setor Educação, Irmã Elenar Luisa Berghahn, afirmou que, diferente de encontros passados, esta oportunidade ficará marcada pela construção de uma identidade e ações comuns para o setor:
“Não queremos que seja mais um encontro. Queremos criar, de fato, uma identidade de Pastoral Escolar da Rede ICM de Educação. Já temos muitas ações, muitas realizações, um rosto. A partir deste ano queremos ressignificar este rosto. Queremos também encontrar o nosso espaço e fazer dele um lugar de evangelização, de expressão do nosso Carisma, da nossa espiritualidade e missão ICM, como estamos já fazemos ao longo da nossa história congregacional, do setor educação”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
Na quinta-feira, 28 de abril, a parte da manhã foi dedicada ao estudo da identidade do Serviço da Pastoral nas Unidades de Ensino da Rede ICM. O tema foi trabalhado pela Carla Ouriques, professora do Colégio Dom Feliciano, de Gravataí/RS.
Neste mesmo dia, na parte da tarde, foi oportunizado um momento de diálogo e partilha das ações realizadas pela Pastoral Escolar em cada unidade escolar, seguido de um alinhamento das ações comuns para toda a Rede ICM de Educação.
Para a sexta-feira, 29 de abril, está previsto, para o turno da manhã, o estudo do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco. A mediação será feira pelo professor David Orling, do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado/RS. Já na parte da tarde será feita a apresentação da leitura do Projeto Educativo da Rede à luz das proposições do Pacto Educativo Global, com o professor e escritor Humberto Herrera.
A PASTORAL ESCOLAR
A Rede ICM de Educação adotou o conceito de “Escola em Pastoral”, o que na prática amplia o entendimento sobre o tema: a pastoral não é apenas um setor, mas a postura de toda a comunidade escolar, de todos os setores, com impacto direto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e relacionamento com as famílias.
Conforme o Projeto Educativo, “não basta apenas crescer na dimensão cognitiva se não houver crescimento na relação com os outros, consigo mesmo, com o ambiente e com Deus”. Preconiza ainda a espiritualidade como um dos eixos do processo de ensino e aprendizagem, compondo cada uma das ações, planos e projetos da escola. Exemplo concreto disso são as campanhas solidárias de doação de alimentos, roupas e visitas sociais realizadas ao longo do ano.
Do mesmo modo: “A Pastoral é motivadora da construção conjunta de um projeto de evangelização em que os educadores e os estudantes são protagonistas, seja na evangelização ou na prática da solidariedade, promovendo o cuidado e a defesa da vida, o amor ao próximo, a vivência da misericórdia, a transformação social, respeitando as diferenças de credos, etnias e condições sociais”.
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@redeicm.org.br
Tag:Pastoral Escolar