Ex-aluno da Rede ICM celebra graduação em Engenharia Mecânica na Universidade de Nebraska
Ex-aluno do Colégio Nossa Senhora da Glória, unidade de ensino da Rede ICM em Porto Alegre/RS, Guilherme Mainieri Eymael é o exemplo de como a educação é caminho para grandes conquistas. Aos 22 anos, o jovem celebra a graduação em Engenharia Mecânica, pela Universidade de Nebraska – Lincoln, nos Estados Unidos.
Aluno gloriense do Maternal ao Ensino Médio, onde formou-se em 2016, Guilherme destaca que o Colégio ICM o ajudou a forjar o sonho recentemente alcançado. Residindo nos Estados Unidos desde 2018, o jovem está pronto para novas e maiores conquistas. Em setembro, ele se mudará para Boston, onde dará início a um programa de PhD com ênfase em inteligência artificial, na Northeastern University.
Relembrando seu tempo no Glória, comentando a recente conquista e os planos para o futuro, Guilherme concedeu entrevista à jornalista Elaine Gil, publicada no site do Colégio Glória. Compartilhamos o conteúdo:
Glória: Quando saiu do Glória e quando descobriu sua vocação? Como foi a descoberta?
Guilherme: Me formei no Glória em 2016. Desde pequeno era apaixonado pela aviação e exploração espacial, portanto sempre soube que gostaria de atuar nessa área. Em 2016, com a professora Anna Daniele, participei da Jornada Espacial, um evento organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia, onde reforcei meu desejo de trabalhar na indústria aeroespacial pra torná-la mais segura e eficiente.
Glória: Quais seus objetivos de carreira para o futuro?
Guilherme: Em setembro me mudo pra Boston para começar um programa de PhD com ênfase em inteligência artificial na Northeastern University. No futuro, pretendo utilizar inteligência artificial para otimizar o controle de diversos sistemas autônomos como carros, aviões e foguetes.
Glória: Como foi a sua jornada no Glória e qual o papel do Colégio em sua trajetória? Do que sente mais falta quando pensa nos tempos do Colégio Glória?
Guilherme: Estudei no Glória desde o maternal até o terceiro ano do Ensino Médio, então tenho um carinho especial pelo Colégio, por todos funcionários e professores. O Colégio Glória teve um papel fundamental na minha formação, desde instigar a busca por conhecimento, até me equipar com todas as ferramentas para ter sucesso na vida acadêmica e profissional. O que mais sinto falta dos tempos de Glória é a atenção pessoal dos professores com meu aprendizado.
Glória: Como é sua vida morando fora do Brasil?
Guilherme: Minha vida morando fora do Brasil é, com certeza, diferente. Alguns pontos positivos são a qualidade de vida e a constante sensação de segurança. Ainda mais em um país que respira inovação como os Estados Unidos. Há inúmeras oportunidades pra se qualificar e se tornar um profissional que resolva as atuais demandas da sociedade. O que mais sinto falta do Brasil é minha família e a comida brasileira.
Glória: Que mensagem você deixa para os alunos do Colégio e os professores que passaram por você?
Guilherme: A mensagem que eu gostaria de deixar para meus colegas e professores é de muita saudade e admiração. Com certeza cada interação que tive no Colégio Glória foi fundamental na formação do meu caráter e por acender essa chama da incansável busca pelo conhecimento.
Glória: Ficamos sabendo que no ano passado você fez um estágio no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology – MIT), conte-nos sobre essa experiência.
Guilherme: Em 2021 trabalhei como pesquisador no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante meu tempo no MIT, desenvolvi um programa que usa machine learning para melhor prever a densidade da termosfera. Esse modelo vai ser usado pra prever com mais precisão órbita de satélites e ajudar no rastreamento de lixo espacial. Com certeza essa foi a experiência mais motivante durante minha graduação. Por mais de 10 anos o MIT vem sendo rankeado como a melhor universidade do mundo, e ter a oportunidade de conduzir pesquisa junto aos melhores acadêmicos é uma oportunidade única de crescimento e aprendizado.
Se alguém estiver interessado, esse é o link da pesquisa: