Instituto São Benedito promoveu atividade “Lugar de lixo é no lixo”
Porto Alegre (RS) | Pequenas transformações podem tornar o mundo em um lugar melhor. Apostando nesse ideal, o Instituto São Benedito trabalha temas importantes com as crianças e adolescentes. O primeiro deles foi sobre o lixo, seu correto descarte e seu impacto no meio ambiente.
A atividade contou com a exibição do vídeo “Lugar de lixo é no lixo”, seguido de roda de conversa. As perguntas que nortearam o momento foram: “O que você pode fazer para diminuir a produção de lixo?”, “Você se preocupa com o meio ambiente?”, “Você se considera parte da natureza?”.
A atividade rendeu muito. Os educandos apresentaram suas reflexões e sugeriram atitudes de mais conscientização sobre correto cuidado e descarte do lixo. Criativos, os educandos fizeram uma apresentação teatral sobre o tema.
E não foi apenas isso. A atividade “Lugar de lixo é no lixo” se converteu em mais uma ação prática. Junto com os educadores, as crianças e adolescentes foram à praça que fica em frente a unidade socioassistencial e coletaram o lixo jogado irregularmente pelos moradores da região. Latinhas de alumínio, garrafas, bitucas de cigarros foram os objetos mais encontrados e separados conforme orientações de reciclagem.
Ações como essa transforam educandos amigos do meio ambiente. Além disso, cada adolescente e criança assume seu papel como agente multiplicador das boas ações.
Por: Magnus Regis
magnus@redeicm.org.br