Lançado o Projeto Político Socioassistencial e Educativo da Rede ICM de Assistência Social
Como quem apresenta o seu RG, a Rede ICM de Assistência Social lançou o seu mais importante documento: o Projeto Político Socioassistencial e Educativo – PPSAE. Durante reunião online, a publicação foi apresentada às Irmãs e colaboradores/as das sete unidades socioassistenciais do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
O PPSAE é o documento norteador para todos os espaços ICM. Apresenta os princípios históricos e as diretrizes metodológicas que conduzem as ações realizadas pelas unidades socioassistenciais, com a finalidade de qualificar o serviço oferecido. A publicação conta com 54 páginas e está dividido em três partes: Primeira: A Rede ICM: princípios, trajetórias, legado, precursores e o trabalho da ação social; Segunda: Eixos estruturantes do PPSAE; Terceiro: Assistência Social: caminhos da proteção social.
A presidente da Rede ICM, Irmã Maria Freire da Silva, participou da abertura e destacou que o documento favorece a missão preconizada pela Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora ICM. Lembrou também que o trabalho da Assistência Social ICM é norteado pelo princípio da promoção e defesa da vida, que ficou ainda mais desafiante na pandemia:
“Esse é um projeto lançado dentro de um contexto de crise muito grande, de muito sofrimento provocado pela covid-19, e dentro de toda uma situação governamental ou não-governamental o nosso país. Vocês que trabalham nessa área sabem muito bem como é difícil, que há uma complexidade muito grande da lei, na forma de aplicação, porém vocês têm feito um trabalho para buscar alternativas capazes de evidenciar sempre mais toda dessa missão”.
Às Irmãs e colaboradores, Irmã Maria Freire fez uma convocação: “eu só tenho a dizer que continuem esse trabalho maravilhoso. Esse trabalho que tem desafios muito grande, porém, vale a pena sonhar. Vale a pena sonhar e concretizar o sonho de um novo tempo na vida das crianças e dos adolescentes” afirmou.
Aos mais de 70 participantes do encontro virtual, o conteúdo foi apresentado pela Irmã Maria Bernardete Macarini, coordenadora da Rede ICM de Assistência Social, Simone Maria Pedott Romanenco, assistente social da Rede ICM e pela Prof.ª Dr.ª Rosa Maria Castilhos Fernandes, que assessorou a construção do PPSAE.
Irmã Bernardete ressaltou que o projeto foi construído coletivamente com as unidades e seus colaboradores/as. O lançamento, disse ela, foi uma celebração da missão de proteger, defender e acolher a vida dos usuários que se beneficiam com a ação ICM.
“Que a gente possa fazer da nossa missão, do nosso compromisso, um compromisso com a vida, com a vida digna. O projeto de Bárbara era o projeto de Jesus Cristo, de vida digna. Ter vida digna é garantia que todas as pessoas tenham direito e acesso à saúde educação, a moradia, ao lazer” e completou: “nós estamos vivendo tempo de insegurança. Ninguém está seguro neste momento de nossa história, mas este momento de insegurança devemos nos levar ter confiança na missão” disse.
Além das sete unidades socioassistenciais da Rede ICM, também participaram representantes de outras três obras sociais mantidas por outras organizações, cujo trabalho se inspira no modelo promovido pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Durante a reunião foi apresentada o seguinte vídeo com as atividades feitas pelas unidades:
—
Por: Magnus Regis | magnus@redeicm-sec.org.br