Rede ICM de Assistência Social fortalece ação solidária no RS
No contexto desafiador das enchentes do Rio Grande do Sul, a Rede ICM de Assistência Social promoveu um encontro online com a participação das direções e demais lideranças das unidades socioassitenciais.
Conforme a Irmã Maria Bernardete Macarini, evento teve o objetivo de ver a atuação da Assistência Social ICM diante da calamidade pública, promovendo a escuta ativa, compartilhamento de experiências e o fortalecimento da missão em prol da vida e dignidade das pessoas.
Representantes das unidades relataram a realidade vivida e as respostas oferecidas diante desse momento tão triste. Apesar das dificuldades, as unidades gaúchas mantiveram suas portas abertas e oferecem suporte tanto às famílias quanto aos colaboradores atingidos pela calamidade. Desde doações de alimentos e roupas até encaminhamentos para serviços sociais, as unidades se mobilizaram para prestar assistência em meio à crise.
Também se destaca a presença e a liderança da Rede ICM nos espaços de decisão. A Assistente Social, Simone Maria Pedott Romanenco, exercendo a presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CEDICA-RS, tem acompanhado os esforços das esferas de governo, bem como o direcionamento das ações de socorro ao Rio Grande do Sul.
“Em Caxias do Sul, sofremos com os desmoronamentos. Mesmo assim, nossa situação é um pouco melhor diante do que vemos. Estamos em contato com as famílias. Recebemos doações de cestas e encaminhamos para as famílias em dificuldade. Também fizemos encaminhamento das pessoas ao CRAS, para receberem mais assistência”, destacou Renata Martins Leite, assistente social do Centro de Convivência Mãos Solidárias, de Caxias do Sul (RS).
Irmã Maria Bernardete Macarini destacou que a reunião reforçou a disposição solidária das unidades: “Fizemos esse encontro para a partilha das realidades, necessidades e sentir as dores que nossas unidades estão enfrentando. Todos as equipes estão mobilizadas e solidárias com as famílias. Senti muito solidariedade entre as unidades da Rede e o empenho em promover o bem comum, a vida e a dignidade das pessoas.”, disse
Na ação prática, Irmã Bernardete afirmou que a prioridade é o atendimento às famílias: “Acertamos que, nesse primeiro momento, o foco será o atendimento às famílias. Será feito um levantamento de perdas que as famílias e colaboradores tiveram. Em seguida será o feita a ação no sentido do cuidado de quem cuida.”, afirmou.
Além disso, também foi ressaltado que as unidades da Rede ICM permanecem como pontos de coleta de doações em prol dos afetados pelas enchentes. Essa iniciativa reforça o compromisso da Rede em servir como um apoio essencial nesse momento de adversidade.
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@redeicm.org.br