Rede ICM integra missão educacional em visita a Israel e participa de encontro com laureado com Nobel de Química
Durante 12 dias, entre os dias 13 e 25 de maio, a Rede ICM de Educação integra a missão educacional brasileira que visita escolas e universidades de Israel que são referências pela excelência educacional no mundo. A comitiva é composta por 28 gestores de diferentes instituições. A iniciativa da viagem é do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado, o SINEPE/RS.
O grupo é acompanhado por Ilana Kremer, brasileira que mora em Israel e tem atuação na área de programas educacionais. A comitiva visitará as cidades de Tel Aviv, Haifa e Jerusalém. No programa, estão agendadas visitas a Universidade Hebraica de Jerusalém, e a Universidade Technion, em Haifa, reconhecidas mundialmente pela excelência e investimento em tecnologia.
A Rede ICM está representada pela presença da Irmã Elenar Luisa Berghahn, vice-presidente e coordenadora de educação, Irmã Jane Segaspini e Irmã Pierina Bernardi, do Colégio Dom Feliciano, de Gravataí/RS; Irmã Sueli Rosane Gonzatti, do Colégio Mãe de Deus, de Porto Alegre; Irmã Claire Silva, do Colégio Madre Imilda, de Caxias do Sul e Irmã Ana Lurdes Marques Ramos, da Escola Nossa Senhora do Carmo.
Nesta quinta-feira, 16, na Universidade Technion, em Haifa, grupo participou de encontro pra lá de especial com o professor Dr. Dan Shechtman, vencedor do prêmio Nobel de Química, em 2011, pela descoberta dos quase-cristais. O laureado explanou sobre o processo de estudo que o fez ser reconhecido internacionalmente.
De acordo com o SINEPE/RS, para conhecer a diversidade do sistema educacional israelense, será visitada uma Escola Árabe-Cristã, com foco na Formação da Identidade Pessoal e Comunitária (minoria cristã) e uma Escola Drusa, conhecendo a educação de uma minoria étnica e religiosa. O sistema de avaliação do país também será conhecido de perto. O grupo visitará a Escola Judaica Haim Hefer, referência nacional numa avaliação que não utiliza notas, mas objetivos pessoais e desenvolvimento de projetos. Para conhecer o programa israelense dedicado ao desenvolvimento de alunos com altas habilidades será visitado o Campus de Excelência, um centro especializado no tema. O roteiro também prevê a visita ao prestigiado MindCet, centro de inovação e tecnologia voltado à educação, responsável por 80% do material educativo em Israel.
Com essa viagem, a Rede ICM reforça mais uma vez o que está em seu horizonte de missão: a busca permanente pela excelência e inovação em educação e a implantação de práticas inovadoras:
“Podemos dizer o quão é importante para nossas unidades conhecerem o que existe de excelência em tecnologia e inovação no mundo. Conhecer a nação das startups, a principal universidade mundial em tecnologia e a número 1 em educação digital, com certeza nos ajuda a qualificar a caminhada da Rede ICM em continuar trabalhando a educação integral do ser humano e desenvolvimento da criatividade, conforme nosso Projeto Educativo” afirmou Irmã Elenar Luisa Berghahn.
Por: Magnus Regis
magnus@redeicm.org.br