Seminário reúne diretoras e coordenadores pedagógicos da Rede ICM de Educação
Após dois anos de encontros na modalidade online, a Rede ICM de Educação realiza o primeiro grande evento de formação com as Irmãs e colaboradores de todas as unidades de ensino. Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), acontece o Seminário de Diretoras e Coordenadores Pedagógicos.
Reunidos em Porto Alegre (RS), mais de 50 participantes, representando as 15 unidades do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, estudam o tema “Proposta de Valor e currículo: entrelaçamento e desafios para gestão e impactos na aprendizagem”.
O evento tem o objetivo de fortalecer a postura de liderança e gestão ICM, retomando a Proposta de Valor e alinhando ações para o cotidiano da missão. Para tal, os dois dias de encontro contarão com palestras, debates e momentos de trabalho em grupos com troca de experiências.
Tempo de transformação
Na abertura do encontro, a Irmã Elenar Luisa Berghahn, Coordenadora do Setor Educação da Rede ICM, lembrou o cenário pandêmico, as enormes perdas de toda ordem, o agravamento dos problemas sociais, os chamados solidários e os impactos no campo da educação, sobretudo na reinvenção de processos e na ressignificação das práticas de ensino e aprendizagem. Desafios que a Rede ICM enfrenta com a grandeza de quem vive a paixão por educar com excelência.
“O resultado de toda a nossa caminhada mostra que estamos investindo tempo e recurso de forma correta. Prova disso é que atingimos a meta de alunos prevista para 2022. Parabéns para todos nós! Continuemos a crescer no ser e fazer educação com qualidade e excelência” afirmou Irmã Elenar.
A Coordenadora também destacou também o crescimento da Rede ICM e a meta superada na Campanha de Matrículas 2022; Campanha da Fraternidade 2022, “Fraternidade e Educação” e o Pacto Global de Ensino, convocado pelo Papa Francisco, que tem a mensagem de formação integral em todas as dimensões do ser humano.
“O nosso seminário quer nos ajudar, Diretoras, vice-diretoras e coordenações pedagógicas a garantir, no cotidiano dos nossos espaços educativos, um caminho recriado na fraternidade, na sinodalidade para podermos nos colocar de pé. Levantarmo-nos e, sempre a caminho, aprender e ensinar com amor”, disse.
A Arte de Educar
Na mensagem colaboradores, Irmã Maria Freire da Silva, Presidente da Rede ICM, apontou que educar é uma arte que traz a beleza do alunado, beleza essa que se reflete nas famílias, nas comunidades e na sociedade.
Ao se referir ao tema do seminário, a Presidente lembrou que todas as unidades de ensino já receberam o Projeto Educativo e a Proposta de Valor. Tais documentos, enfatiza Irmã Maria Freire, são caminhos de esperança:
“Nesse projeto está toda esperança de uma educação sempre melhor, de excelência, que possa ser transformadora da pessoa, do ambiente e que tenha um impacto na sociedade e na casa comum, como diz o Papa Francisco” disse.
Ao reafirmar que a Rede ICM é da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, a Presidente agradeceu aos colaboradores e os convocou a gerar impactos positivos na missão:
“Sejam sempre felizes na arte de educar. Sejam sempre uma árvore que produz frutos. São dois dias de encontro. Encontrando-se como Maria e Isabel, gerando impacto, cantando as maravilhas de Deus. Cantando as maravilhas que acontecem nos colégios, na vidas, nas famílias, nos alunos.”, disse Irmã Maria Freire.
Programação
O primeiro dia conta com a assessoria dos professores Cecília Resende e José Carlos Mariano, especialistas do Bernoulli Sistema de Ensino. Foram trabalhados temáticas como o Direito a aprender; valor, mercado e as entregas ICM e um momento para debate.
Já o segundo dia contará com assessoria de Lenir Moraes e Toni Olsen, do Comitê de Educação da Rede ICM. Em pauta temas como identidade e liderança ICM; matriz curricular presente na proposta de valor; construção de metas, entre outros temas.
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@redeicm.org.br