Seminário de Gestão capacita colaboradores da Assistência Social
No primeiro grande evento com a presença de colaboradores, o Setor de Assistência Social da Rede ICM consolida ainda mais o Programa de Formação Permanente com a realização do Seminário de Gestão.
De quarta a sexta-feira – dias 11, 12 e 13 de maio – Irmãs e colaboradores das sete unidades socioassistenciais do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, participam de imersão com foco na formação e capacitação. O encontro acontece no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre/RS.
O propósito é aprimorar a gestão nas unidades socioassistenciais, a partir da qualificação da gestão do trabalho já realizado, o incentivo às práticas inovadoras, bem como a formação humana e profissional dos colaboradores (as), conforme descreve a Irmã Maria Bernardete Macarini, Coordenadora do Setor:
“Estamos continuando processo da formação. Havíamos iniciado presencialmente. Veio a pandemia e continuamos online. Hoje fazemos a retomada de forma presencial. E este é o objetivo que temos: o de sempre aperfeiçoar. Enquanto trabalhadores da Assistência Social, precisamos sempre estar renovados”.
O Seminário de Gestão e o Programa de Formação, afirma a Irmã Bernardete, é uma oportunidade intervir na realidade que desafia a missão de acolhida da Rede ICM:
“A realidade mudou. Não é a mesma. Como estamos vendo essa realidade? Quando a pandemia começou todos diziam que não sairíamos os mesmos. Com certeza não saímos. Aliás, a pandemia não acabou. Nestes dois dias e meio de Seminário, o que queremos é qualificar o nosso processo de formação, procurar pensar a nossa Rede diante dessa realidade e aperfeiçoar os nossos processos.” pontuou.
PROGRAMAÇÃO
O primeiro dia de encontro foi dedicado ao estudo da gestão, tema facilitado por Tassiane Lemos Pacheco, Assistente Social, Mestra em Política Social e Serviço Social. Na parte da tarde, a comunicação e marketing foi destaque com a palestra do Letícia de Castilhos e Silvia Fighera de Medeiros, respectivamente, Coordenadora de Comunicação e Analista de Comunicação e Marketing dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Em seguida, o tema continuou em debate com uma roda de conversa, mediada por Magnus Regis, jornalista da Rede ICM.
O segundo dia contará com a apresentação dos diversos setores administrativos da sede da Rede ICM e o seu papel no apoio ao trabalho das unidades socioassistenciais. Na parte da tarde, a professora doutora Rosa Castilhos apresenta “as narrativas dos encontros” realizados ao longo de 2021/2022 nas unidades.
Este último tema prosseguirá em trabalho na sexta-feira, último dia do Seminário de Gestão, que também contará com a apresentação do Plano de Intervenção e reunião das Diretoras e Vice-Diretoras com a coordenação do setor.
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@redeicm.org.br