SOLAR: Rede ICM investe para ser sustentável na geração de energia
Em seu compromisso com o meio ambiente, a Rede ICM de Educação e Assistência Social informa que será sustentável na questão da geração e consumo de energia elétrica. Em 2020, todas as 23 unidades da Rede, entre colégios e obras sociais, terão sistema fotovoltaico, para geração de energia a partir da captação da luz solar, uma fonte renovável, abundante e não poluente.
A opção pelo uso da energia solar é um investimento de R$ 4,5 milhões. A execução do projeto está a cargo da empresa HCC Energia Solar, de Santa Maria/RS, que fará a instalação do sistema, em todas as filiais: 15 unidades de ensino e 7 unidades socioassistenciais presentes no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para a Irmã Marlise Hendges, presidente de Rede ICM, “a utilização da energia solar, que provoca menor impacto ambiental, constitui-se em uma conversão ecológica, preconizada pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si.” e completou: “é um misto de propósito com responsabilidade social. Por meio dela, a Rede ICM, comprometida com o futuro, e movida por uma paixão pelo cuidado do planeta, pretende minimizar os custos, podendo ampliar seu atendimento aos menos favorecidos, bem como contribuir para um futuro mais saudável da humanidade” disse.
A instalação do sistema será gradativa e prevê a instalação de 1.135 painéis fotovoltaicos, para Geração distribuída. A primeira fase já foi concluída com a instalação em quatro unidades de ensino. Os painéis foram colocados em quatro filiais: Colégio Imaculada Conceição (Dois Irmãos/RS), Colégio Nossa Senhora da Glória (Porto Alegre/RS), Colégio Madre Imilda (Caxias do Sul/RS) e na Escola Nossa Senhora do Carmo (Rio de Janeiro/RJ).
De acordo com Mateus Dalenogare Pires, da área de projetos da HCC, e Luciano Artmann, analista técnico, o sistema de captação é o on-gride, que permite o consumo instantâneo da energia produzida. Este mesmo sistema também está ligado à rede das concessionárias, o que possibilita que a energia produzida em excesso seja repassada à concessionada e vire crédito para a Rede ICM.
“Os módulos fotovoltaicos recebem a irradiação solar e, dentro deles, através do efeito fotoelétrico é gerada energia em corrente contínua; a seguir, o inversor converterá em corrente alternada, podendo assim ser injetada nas instalações elétricas dos colégios. Uma parte é para o consumo instantâneo. A outra parte é injetada na rede da concessionária que, através de um medidor, registra o excedente na geração” disse Luciano Artmann, analista técnico da HCC Energia Solar.
A ação inovadora não está apenas na implantação do sistema fotovoltaico. Haverá a ação educativa para os alunos com a realização de palestras. Além disso, o projeto pedagógico da Rede ICM já prevê a promoção de ações educativas sobre uso consciente dos recursos naturais.
A mudança adotada pela Rede ICM acontece dentro do plano estratégico e do reposicionamento de marca, iniciado em 2016. Além do retorno financeiro, com a economia de quase 95% na conta da luz em cada unidade, a ação destaca o cumprimento da responsabilidade ambiental da entidade e o compromisso para com a vida no planeta.
REDE ICM DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Rede ICM de Educação e Assistência Social é mantida Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (Sociedade Educação e Caridade). É uma rede de reconhecida tradição, que atua há mais de 170 anos promovendo, nos colégios e obra sociais, a formação integral das pessoas, assumindo uma educação que alia ciência e vida, valores humanos, cristãos, a inclusão, a construção do conhecimento e a superação das vulnerabilidades. Atualmente conta com mais de 12 mil educandos, atendidos em todas as unidades, e emprega mais de 1.300 profissionais.
Tag:ENERGIA SOLAR