E pensando sobre esse tema, as turmas de 1º ano já vêm realizando atividades nas quais exploram as relações lógico-matemáticas e numéricas presentes nas situações que envolvem o uso do dinheiro, assim como aprendem a conhecer e valorizar as cédulas e as moedas que compõem o Sistema Monetário Brasileiro.
Propomos um desafio prático aos estudantes e às famílias: a construção de um cofrinho a partir da utilização de materiais recicláveis, pensando sobre a sustentabilidade, cabendo à família auxiliar a criança na organização de como arrecadar o valor estipulado.
A partir dessa proposta, visando ajudá-los a incorporar, no seu dia a dia, atitudes e hábitos financeiramente saudáveis, aliamos ao programa “Líder em Mim”, que valoriza capacidades e vê em cada criança um líder potencial. Cada hábito tem o seu diferencial e os estudantes conhecem conceitos de protagonismo, responsabilidade e autonomia. Aprendem, na prática, como estabelecer propósitos, metas e objetivos e pensam em estratégias para alcançá-los. Os hábitos:
2 – “Comece com um Objetivo em Mente”,
4 – “Pense Ganha-Ganha”
6 – “Crie sinergia”, foram os nossos balizadores nesta valiosa vivência.
O resultado: Sinergia + Educação Financeira = Líderes da Solidariedade!
Com o Natal se aproximando, a Solidariedade se faz presente, então, nada melhor para uma criança, ganhar de presente um livro! Então, os estudantes adquiriram um livro para si e outro para doar.
As comunidades beneficiadas: Projeto Presença Solidária, na Vila Nara, em Gravataí, e escolas municipais Emei Carolina Menger e Instituto Bahá’í.
O evento ocorreu nos dias 16 e 17 de novembro.
Confira alguns registros: