AVALIAÇÃO DO COLÉGIO

A avaliação está vinculada à metodologia e organização curricular do Colégio. É uma prática de investigação diagnóstica, porque sinaliza as incompletudes do processo educacional; é prognóstica e transformadora, porque analisa a prática em busca de coerência com os fins propostos; é sistemática e mediadora porque acompanha e promove a aprendizagem em um processo de análise da fundamentação teórica que a orienta e a motiva no desenvolvimento das relações pedagógicas em geral e da dinâmica do processo ensino-aprendizagem, oportunizando ação-reflexão-ação, num comprometimento permanente do Educador e do Educando, com a finalidade de reorientar o processo pedagógico à luz do Projeto Educativo ICM. Avalia para oferecer parâmetros, estimulando mudanças de estratégia.

O processo dinamizador da avaliação do Colégio encontra-se no Projeto Político- Pedagógico.

AVALIAÇÃO DO EDUCANDO

A avaliação é realizada durante o processo de construção e reconstrução do conhecimento cognitivo, social, afetivo e espiritual em uma dinâmica de ensino aprendizagem que oportuniza o desenvolvimento das habilidades, valores e competências, através da aplicação de técnicas e dinâmicas individuais e em grupo, apresentações de trabalhos, elaboração e desenvolvimento de projetos, de relatórios de visitas de estudo, aplicação de instrumentos oral e escrito, debates e seminários, entre outros. Nessas oportunidades o Educando desenvolve habilidades, valores e competências em situações-problema que se apresentam na vida cotidiana, no mundo do trabalho e na sociedade, com a finalidade de diagnosticar e reorientar o processo pedagógico.

O processo dinamizador da avaliação do Educando encontra-se no Projeto Político- Pedagógico.