Turno Turno Inverso

Turno Inverso

TURNO MANHÃ (TURNO INVERSO)

O horário de atendimento na modalidade TURNO MANHÃ (TURNO INVERSO) é das 7h às 13h, incluindo o lanche da manhã e o almoço.

PÚBLICO

Alunos da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dom Feliciano, serão divididos em turmas e por faixa etária, conforme o número de crianças, para qualificar o processo e facilitar a realização de propostas diferenciadas.

PROJETO: SOU DONFA O DIA TODO!
TURNO INVERSO

A finalidade do Turno Inverso – também chamado “Turno Integral” – é vivenciar a qualidade da excelência do colégio Dom Feliciano, no turno inverso ao das aulas. A programação do turno integral, propicia momentos agradáveis de estudos, de boa convivência, oferecendo um trabalho que auxilie no desenvolvimento social, emocional, intelectual, cultural e espiritual.  Em um ambiente multidisciplinar e seguro, com a orientação de profissionais especializados.

TURNO INVERSO

Durante o Turno Inverso, são proporcionados momentos diversificados: aprendizagens lúdicas; novas formas de interação e integração; cultivo da autonomia; organização da rotina e convívio com as diferentes especificidades de cada faixa-etária, oferecendo à criança o necessário para viver, aprender, brincar, repousar crescer e ser feliz. Desse modo, otimiza-se o período, alternando atividades regradas e momentos de livre descanso, que permitam o exercício da liberdade, espontaneidade e criatividade.

Educação, recreação e formação são pilares do programa. Por meio do suporte pedagógico, uma rotina é estabelecida com ações voltadas para as áreas do conhecimento, das relações interpessoais e das práticas esportivas, realizando tarefas que atendam ao interesse, à curiosidade e às necessidades da criança.

Com salas próprias para o Turno, as crianças têm, ainda, à disposição outros espaços pedagógicos do Colégio como: Auditório, Laboratórios Diversos, Pracinha, Oficina Lúdica, Piscina, Sala de Jogos,…

O programa inclui oficinas e atividades recreativas que desenvolvem habilidades e potencialidades no que diz respeito aos aspectos físicos, cognitivos e socioafetivos, além de alimentação, higiene, estudo orientado, tema escolar, formação humana, espiritualidade e lazer.

ATIVIDADES

O trabalho desenvolvido no Turno Inverso estimula hábitos e atitudes tais como: organizar o material pessoal; disciplinar-se quanto ao horário de estudo; criar autonomia na realização de tarefas, de estudos e de pesquisas, com acesso ao computador, à Internet e aos demais materiais da Biblioteca. Não havendo “tema de casa”, haverá incentivo a leitura de diferentes gêneros literários e propostas com jogos pedagógicos.

A rotina diária inclui orientação ao “tema de casa” e realização de trabalhos escolares, alimentação, oficinas diversificadas, recreação, atividades especializadas e horário de descanso.

O acompanhamento aos estudos é diário. A família fica responsável por acompanhar os cadernos e as atividades escolares dos filhos nos feriados e finais de semana e, quando necessário, orientar o momento de estudo para esse período. A apreciação das atividades escolares por parte da família, é fundamental para o sucesso escolar da criança.

São atividades do Turno Inverso:

  • Estudos/Apoio ao Tema: orientação na realização das tarefas escolares;
  • Espiritualidade;
  • Produção Literária;
  • Leitura Orientada e contação de Histórias: estímulo à leitura de diferentes textos literários;
  • Uso da Pracinha, da Piscina, da Oficina Lúdica, da Sala de Jogos…;
  • Oficinas Temáticas: culinária, informática, tricô/crochê e marcenaria;
  • Arte, Música e Expressão Corporal com professor especializado;
  • Projeto “Pequenos Cientistas”: pesquisas e atividades práticas nos diversos laboratórios do Colégio;
  • Psicomotricidade.

FUNCIONAMENTO E ALIMENTAÇÃO DO
TURNO INVERSO

 O Contrato de Prestação de Serviços do Turno Inverso tem duração limitada ao início do ano letivo corrente, conforme dias de aula no calendário anual do Colégio, sem suspensão no período de recesso de julho e de dezembro.

Horário de atendimento nas modalidades:

TURNO INVERSO (MANHÃ)

OPÇÃO 1

Das 7h às 13h, incluindo o lanche da manhã e o almoço.

7h – Recepção dos alunos e acolhida nas salas específicas.

– 8h30min às 9h15min – Hora do estudo, realização do “tema de casa” e atividades diversificadas.

– 9h15min – Lanche.

– 10h – Atividades dirigidas conforme a programação do dia.

– 11h15min às 11h45 – Almoço e higiene.

– 12h- Descanso monitorado.

OPÇÃO 2

Das 10h às 13h, incluindo o almoço.

– 10h – Recepção dos alunos e acolhida nas salas específicas e encaminhados as atividades dirigidas conforme a programação do dia.

– 11h15min às 11h45 – Almoço e higiene.

– 12h- Descanso monitorado.

Após o almoço, as crianças do Turno Inverso fazem a higiene bucal, organizam seus materiais escolares e aguardam, descansando ou assistindo a sessões de cinema, o início da tarde. A partir das 13h05min, elas são encaminhadas e acompanhadas para o pátio do Colégio ou para suas respectivas salas de aula.

 Há uma empresa responsável pela qualidade nutricional da alimentação oferecida. Há um cardápio específico, elaborado por nutricionista e demais profissionais da área alimentícia, servido no refeitório. Uma semana antes do início de cada mês, é disponibilizado o cardápio aos Pais (pelo site ou só pelo whats: 513488-1400)

Cada aluno deve trazer seu lanche para o turno normal de aula ou dinheiro para adquiri-lo na cantina escolar. O valor previsto no Contrato de Prestação de Serviços Extracurriculares não inclui despesas de lanches no período de aula, nem mesmo durante as atividades extracurriculares, no período da tarde.

É importante as famílias optarem por alimentos saudáveis e nutritivos.

COMUNICAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

A comunicação será realizada através do aplicativo Rede ICM e/ou e-mail.

Para maior segurança e organização, os responsáveis devem avisar a coordenadora – por e-mail, ou pessoalmente – sobre ausências, atrasos e saídas mais cedo das crianças. Não são aceitos avisos por telefone.

O não comparecimento da criança às atividades diárias do Turno Inverso não exime o Contratante do pagamento das mensalidades, tendo em vista a oferta e disponibilidade do serviço ao Contratante.

UNIFORME

É obrigatório o uso do uniforme do Colégio.

MEDICAMENTOS

As famílias, cujos filhos necessitam de medicação durante o horário do Projeto, entregam o remédio para a professora ou auxiliar, com a receita médica e orientação. As crianças são medicadas mediante receita médica.

OBSERVAÇÕES:

  1. Início das atividades do Turno Integral: 03 de janeiro de 2023.
  2. Todo material do aluno deve estar identificado, inclusive uniforme.
  3. O material de uso diário deve ser reposto quando de seu término.
  4. Possíveis solicitações ao longo do ano: alimentos para realização de práticas culinárias, sucatas diversas, materiais para realização de experimentos.
  5. O material específico do Turno Inverso é entregue no Colégio no primeiro dia. Orienta-se que todo material seja devidamente identificado.
  6. Diariamente, o aluno deverá trazer:
    • Necessaire com os pertences do Turno Inverso;
    • Mochila com materiais para o turno da tarde;
    • Lanche da tarde (devidamente embalado e identificado com nome e turma) ou dinheiro para comprá-lo na Cantina Escolar.

ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE AS FÉRIAS
As férias podem ser mais divertidas no DOM!

O Projeto “Brincando nas Férias” será realizado durante as manhãs e tardes de julho e dezembro. Serão oferecidas aos alunos atividades diversificadas, tais como:

  • Recreação no pátio, na oficina lúdica e na sala de jogos;
  • Idas ao cinema;
  • Saída Campestre;
  • Banhos de piscina no verão;
  • Sessões de cinema com pipoca nas salas do Turno;
  • Oficina de Arte;
  • Festa à fantasia;
  • Campeonato de Fla-Flu;
  • Tatuagens e balões;
  • Oficina culinária e oficinas de cupcakes;
  • Atividades recreativas dirigidas, exploração de materiais, corporeidade e relação eu/outro;
  • Gincaninhas…

Informações sobre valores, ligue para 51 3488-1400, por e-mail através do financeiro@colegiodomfeliciano.com.br ou diretamente no Colégio.