A presente atividade laboratorial é de caráter qualitativo e com base na teoria dos indicadores ácido-base naturais (repolho roxo) e sintéticos (azul de bromotimol, fenolftaleína, papel indicador e papel tornassol).

Os alunos do 2ª Série do Ensino Médio prepararam o indicador ácido-base natural de extrato do repolho (substância rica em antocianinas e que apresenta uma coloração roxa). O efeito visual causado entre o indicador e a substância testada deve-se as antocianinas, pois sofrem mudanças de cor naturalmente de acordo com o pH do meio: ficam vermelhas em meio ácido, roxas em meio neutro, esverdeadas em meio básico e amarelas em meio extremamente básico.

Após a preparação do indicador ácido-base natural, foram feitos alguns testes com substâncias do cotidiano dos alunos para verificação do pH, como, por exemplo, suco de limão, vinagre, creme dental, água sanitária, refrigerante de limão, água mineral, água com gás, água da chuva, limpa forno, suco de tomate, bicarbonato de sódio e sonrisal.

Professor de Química, Bruno Basto.