Sobre a Unidade de Educação

Escola Pio XII – Rede ICM de Educação

A Escola é mantida pela Sociedade Educação e Caridade, personificação civil da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, com sede em Porto Alegre.

Unidade de Ensino

A Escola Pio XII localiza-se na Av. Meriti, 265, em Vila Kosmos, cidade do Rio de Janeiro Código Postal 21220-202, home page www.escolapioxii.g12.br e e-mail escolapioxii@escolapioxii.g12.br.

Fundada em 1954 pela Sociedade Educação e Caridade, está registrada sob o nº 2186 de julho de 1955, Secretaria de Educação e Cultura, pertence à 5ª CRE da XIV Região Administrativa do Município do Rio de Janeiro. Foi reconhecida pelo parecer 424/84, publicado no DO de 17 de maio de 1985 e autorizada a ministrar o Ensino Médio Regular pela Portaria Nº 249/05, publicada no DO de 09 de agosto de 2005.

Proposta Político-Pedagógica

Nossa proposta segue o Projeto Educativo da Sociedade Educação e Caridade Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Histórico

A Escola Pio XII, faz parte da história do Bairro Vila Kosmos e da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Suas aulas começaram em fevereiro de 1954. Enquanto o Bairro crescia e a Paróquia era construída, a Escola iniciava suas atividades.

A partir de 1955, as Irmãs haviam adquirido, além do galpão, a antiga Igreja de madeira e iniciaram a construção da Escola.

A obra foi se expandindo até se tornar o prédio atual, com salas de aula espaçosas, refrigeradas e equipadas com multimídia, modernos laboratórios de Biologia, Química, Física e Informática, Sala de Leitura e Biblioteca atualizadas e informatizadas, piscina, três quadras esportivas, capela, dois parquinhos, salas de vídeo, restaurante, duas cantinas e amplo espaço para recreação.

A localização da Escola é bastante privilegiada em termos de transportes, com ônibus, BRT e o metrô atendendo à comunidade. O bairro tornou-se mais movimentado com a inauguração do Shopping Carioca, ampliando e diversificando seu comércio.

Cursos Mantidos

A Escola Pio XII mantém:

  • Maternal;
  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Turno Extraclasse – Integral.