Normas de Convivência
NORMAS DA ESCOLA – Do Maternal ao Ensino Médio
Senhor(a) Responsável
Quando fazemos parte de um grupo, necessitamos de algumas normas que garantam unidade nas ações e igualdade de direitos, para que todos se sintam acolhidos e respeitados. Neste sentido, gostaríamos de contar com sua colaboração no atendimento das questões abaixo relacionadas, que irão contribuir para a tranquilidade de nossas crianças e o bom funcionamento da escola.
AGENDA ESCOLAR:
A agenda deve ser o veículo de comunicação entre a família e a escola. Utilize-a com frequência, mas lembre-se de que as/os professoras e professores, não têm possibilidade de dar respostas detalhadas; havendo necessidade, será melhor um agendamento com prof. e/ou coordenação.
REUNIÕES, ENCONTROS E CIRCUITOS:
A presença dos responsáveis nesses momentos é de fundamental importância para que a parceria Escola / Família efetivamente aconteça. Quando as crianças e jovens sabem que seus responsáveis acreditam na escola, participam, planejam juntos e acompanham o processo educativo, elas se sentem mais confiantes e seguras.
ENTRADA E SAÍDA:
Solicitamos que os responsáveis não conversem com as professoras nos horários de entrada e de saída dos alunos /as. Este procedimento divide a atenção da professora. Nesses momentos, ela deve apenas recebê-las ou entregá-las aos responsáveis, dedicando a seus alunos total atenção.
No horário de entrada, o portão é aberto 10 minutos antes do início do turno, para favorecer aos pais e evitar aglomerações na porta da escola. Colabore conosco, orientando seu filho/ sua filha para que não corra no pátio. Quando isso ocorre, a criança chega à sala de aula suada e agitada, o que dificulta sua concentração nos estudos.
Respeite os horários estabelecidos. Os atrasos interferem na dinâmica e na participação de seu filho e a de outros alunos/as nas atividades, trazendo prejuízo para todos. Na saída, procure estar na escola no horário estabelecido. Sua demora pode causar insegurança e sensação de perda/abandono no (a) seu / sua filho(a). Relembramos que os horários de saída são:
Maternal, Ed. Infantil e 1º AE – 11h15min (manhã), 17h15min (tarde)
2º ao 4º AE – 11h 30min(manhã), 17h 30min(tarde).
5º AE (manhã) – 11h 25min – pelo portão 2 da rua Itacambira, em frente à rampa.
5º AE (tarde) – 17h 30min – pelo portão 1 da rua Itacambira
6º e 7º AE – 11h 30min – manhã – e 17h 30min – tarde
8º e 9º AE – 2ª. feira – 12h 20min / 18h 20min;
8º e 9º AE – 3ª a 6ª feira – 11h 30min / 17h 30min
Ensino Médio – 2ª a 6ª feira – 12h 20min
Ensino Médio – 5ª – Para os alunos que fazem Ed. Física nesse dia – 13h 10 min
Ensino Médio – 5ª – Para os alunos matriculados na Disciplina Espanhol 13h 50min às 14h 40 min ou 14h 40 min às 15h 30min de acordo com o nível.
COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS:
Sabemos o quanto é saudável uma confraternização entre os nossos alunos, sobretudo quando existe um motivo tão importante como a data de aniversário. Entretanto, precisamos considerar que essa comemoração necessita de organização, colaboração e, principalmente, compreensão das famílias quanto ao uso do espaço escolar.
Sendo assim, solicitamos atenção quanto às regras para esta atividade:
Maternal II ao Pré-II |
Comemoração no refeitório 1, no horário do recreio da turma, sendo permitida a presença de no máximo, dois responsáveis que poderão organizar o espaço, participando do momento do “parabéns” e da foto. No envio do bolo, doces, salgados, sucos, copos e guardanapos, solicitaram que evitem exageros. Sugerimos que sejam feitos kits individuais. Optar por alimentos saudáveis é importante, também, nesse momento. Não será permitida a troca do uniforme no momento da comemoração do aniversário. A decoração deve se limitar, somente ,à mesa do bolo. |
Fundamental I (1º ao 5º AE) |
Comemoração, no refeitório 2, somente, para os alunos da turma, no horário do recreio. A foto pode ser tirada pelo professor (a) e enviada para os responsáveis via “Clip Escola”. No envio do bolo, doces, salgados, sucos, copos e guardanapos, solicitaram que evitem exageros. Sugerimos que sejam feitos kits individuais. Optar por alimentos saudáveis é importante, também, nesse momento. Não será permitida a troca do uniforme no momento da comemoração do aniversário. A decoração deve se limitar, somente, à mesa do bolo. |
Fundamental II e Médio |
Comemoração, somente para os alunos, no pátio 1, no horário do recreio da turma, apenas com bolo. |
As comemorações de aniversário, seguindo as regras acima, devem ser comunicadas ao Professor (a) da turma ou à Coordenação com 1 (uma) semana de antecedência.
Como estas comemorações de aniversário são feitas no horário do recreio, com duração de 20 min, informamos que, neste dia, após a comemoração, os alunos retornam para a sua rotina de sala de aula.
Para essa rotina de comemoração, não devem ser distribuídos convites, porque todas as crianças da turma já estão convidadas.
Os aniversários comemorados fora da escola pertencem ao âmbito social de cada família, portanto, solicitamos aos responsáveis que não utilizem a agenda escolar para enviar o convite aos colegas de turma.
OBS.: O Restaurante do Espaço Cultural Esportivo Pio XII abre seu espaço para comemorações de aniversário, somente, após o término do horário Regular do turno da Tarde. Entretanto, recebe pedidos de kits para serem entregues na Escola. Havendo interesse, entre em contato com Sr. Leonardo pelo telefone 3586-5266.
BRINQUEDOS E OBJETOS PESSOAIS
Nosso objetivo, ao solicitar que as crianças da Ed. Infantil tragam um objeto para a Hora das Novidades, ou um brinquedo no dia combinado com a turma, é estimular a observação, o funcionamento e, principalmente, a partilha com os colegas. É muito importante que todos tragam “novidades”, mas que todos, também, possam manuseá-las.
Brinquedos caros ou eletrônicos/ objetos de valor, devem ser deixados em casa.
É necessário orientar as crianças e jovens sobre o cuidado com seus pertences, além da disciplina para o uso do celular. Sendo indispensável, não é permitido seu uso em sala de aula. A necessidade deve ser comunicada.
UNIFORME
Relembramos que o uniforme deve seguir as orientações recebidas no dia da matrícula. Meias, tênis e agasalhos coloridos, bonés e toucas não são permitidos, além de brincos, jóias e/ ou bijuterias extravagantes.
Em algumas atividades extras, a combinar com os inspetores de disciplina e/ ou coordenação, como aulas – passeio, visitas e excursões, será liberado o uso da calça jeans, de modelo tradicional, em azul.
MEDICAMENTOS
Se a criança/jovem necessitar do uso de algum medicamento, o responsável deverá enviá-lo na mochila e comunicar, pela Agenda, o nome do medicamento, a dosagem e o horário das doses, assinando esse bilhete.
Nenhum medicamento será por nós ministrado por solicitação telefônica, apenas por escrito. Relembramos que o uso de medicamentos só deve ocorrer por prescrição médica.
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
As atividades desenvolvidas fora do horário normal das aulas possuem regulamentação e organização próprias. Se algo não estiver acontecendo de acordo com o estabelecido no momento da inscrição, procurar os Supervisores e/ ou Coordenadores do ECE – PIO XII.
ATENDIMENTO A RESPONSÁVEIS
Com o/a professor/a: solicitar a marcação do atendimento pela Agenda. Lembramos que o horário combinado precisa ser rigorosamente respeitado, pois está articulado às possibilidades de horário de outros professores.
Com a Coordenação: ligar para a recepção (3391-0074 ou 3391- 0177) e fazer o agendamento, com antecedência.
GRUPOS DE ESTUDOS/ BIBLIOTECA
Os alunos que quiserem estudar em grupo e/ou fazer pesquisas na Biblioteca, fora de seus horários regulares de aula, poderão fazê-lo mediante organização e orientação do/a professor/a da disciplina; os inspetores e a recepção deverão ser informados; os alunos de 6º e 7º AE deverão, ainda, trazer autorização do responsável na agenda; o uso do uniforme é obrigatório.
EDUCAÇÃO FÍSICA
As aulas de Ed. Física são de presença obrigatória, pois fazem parte da Grade Curricular do Ensino Fundamental e do Médio. A escolha de modalidade/ dia da semana, vem atender solicitações dos alunos.
OUTROS
Solicitamos manter atualizados, junto à Secretaria da Escola e na Agenda do aluno, os números dos telefones fixos e celulares para contato com a família em caso de urgência.
Agradecemos a compreensão e colaboração.
Irmãs, Direção e Coordenação