Proposta Educacional
PROPOSTA CURRICULAR DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física Na Escola Pio XII tem por objetivo, ajudar no desenvolvimento do aluno, através de atividades psicomotoras e culturais, na totalidade das dimensões cognitiva, física, emocional, sociocultural, afetiva, espiritual, a partir de atividades prazerosas, que o instrumentalize para a formação do exercício crítico, da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.
LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL E INGLÊS
Aprender um segundo idioma tornou-se uma necessidade básica para todo aquele que aprecia, compartilha e se insere no mundo do trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Estudar idiomas possibilita a percepção das variadas formas de pensar, agir e sentir. Essa compreensão intercultural promove ainda a aceitação das diferenças nas maneiras de expressão e do comportamento. Com o avanço da globalização tornou-se indispensável o aprendizado de LE no ambiente escolar.
O papel educacional da LE no ensino fundamental e médio não é só um exercício intelectual de aprendizagem de formas e estruturas linguísticas e sim, uma experiência de vida, já que amplia as possibilidades de se agir discursivamente no mundo.
ARTE
A ARTE na escola, complementa a formação integral da pessoa nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais. As linguagens artísticas são entendidas e abordadas enquanto objeto de estudo e fenômeno cultural, introduzindo as diferentes leituras da obra de arte e suas implicações, enquanto dimensões valorativas e qualitativas da arte, com a finalidade de reconhecer patrimônios históricos e artísticos. Ressignificar temas e obras já conhecidas, aperfeiçoar modos de elaborar ideias e emoções de maneira sensível, imaginativa, estética; apreciar produções artísticas nas diferentes culturas, são maneiras de conhecer, analisar, refletir e compreender os critérios culturalmente construídos.
CIÊNCIAS
A disciplina Ciências busca ajudar a construir e aplicar o conhecimento com vistas à modificação e/ou preservação da natureza, de forma sustentável e socialmente comprometida. Empenha-se para que o aluno compreenda-se como parte integrante dessa natureza, desenvolvendo a consciência dos aspectos positivos e negativos das modificações que a sua espécie provoca no meio ambiente. As disciplinas que compõem a área são: Ciências Naturais – 6º ao 8º AE, Química e Física – 9º AE e Química, Física e Biologia no EM.
É a organização da observação dos fenômenos que cercam o homem e o mundo em que vive.
MATEMÁTICA
Historicamente a Matemática surgiu em resposta às necessidades do homem em sua praticidade do dia a dia..
A Equipe de Professores de Matemática da Escola Pio XII está comprometida com uma Matemática voltada à comunicação de ideias, que permitirá ao aluno o redescobrir dos conceitos básicos já existentes.
Propomos uma metodologia que leve os alunos a saberem utilizar o pensamento matemático para questionar, argumentar, formular hipóteses, validar e apresentar diferentes soluções para situações desafiadoras dentro e fora do contexto escolar.
Para nós, a participação efetiva do aluno, é importante para a aprendizagem significativa e que ele possa desenvolver a autonomia e o espírito de cooperação.
Álgebra e Geometria, com seus desdobramentos, compõem a área de Matemática.
HISTÓRIA
A História constitui uma ferramenta para a compreensão da realidade social, vista como produto de ações e forças contraditórias, múltiplas e extremamente complexas. Útil também no entendimento do próprio indivíduo, na sua relação com os outros e com o lugar que ocupa na sociedade. Seu estudo torna o mundo contemporâneo mais inteligível, a despeito de sua complexidade.
Acreditamos que o desenvolvimento e a prática dos princípios da disciplina auxiliam no combate à discriminação pelo reconhecimento das diferenças históricas arbitrariamente estabelecidas contra determinados grupos sociais, no respeito às diferenças, na defesa da justiça social e de valores éticos e morais e no exercício de valores da democracia, assim como favorece a formação de atitudes solidárias e coletivas entre si e na vida em geral.
GEOGRAFIA
O estudo da disciplina objetiva proporcionar aos alunos conhecimentos que possibilitem a compreensão do espaço em que vivem a partir da linguagem cartográfica. É através dos estudos geográficos que se compreende o mundo atual em sua diversidade, tanto nos aspectos geográficos, quanto políticos e sociais, assim como a interferência do homem e as consequências dessa interferência em diversos espaços e tempos. É ainda objeto de estudo da Geografia, a utilização da linguagem gráfica para obter informações, além de representar a espacialidade dos fenômenos geográficos, assim como a valorização do patrimônio sociocultural, o respeito à sóciodiversidade , reconhecendo – os como direito dos povos e indivíduos e como elementos fortalecedores da democracia.
ENSINO RELIGIOSO/ CULTURA RELIGIOSA
Permitir ao estudante identificar, selecionar e organizar dados e informações acerca do Fenômeno Religioso e suas diferentes manifestações, possibilitando a construção de conhecimentos sobre a dimensão religiosa, enquanto parte integrante da natureza humana e como resposta aos anseios mais íntimos de toda pessoa.
ALGUNS DOS ASPECTOS ABORDADOS:
- Análise e reflexão a respeito da busca humana pelo Transcendente, como busca pelo sentido da vida.
- Descrição e compreensão dos diferentes caminhos encontrados pelos grupos humanos para tornar concreta essa relação com o Transcendente.
- Reconhecimento da vivência da fé enquanto dado constitutivo da experiência humana.
FILOSOFIA
No estudo da Filosofia no Fundamental II e no Médio, o que se busca é desenvolver uma prática educativa que permita ao nosso educando aprimorar a sua capacidade argumentativa racional, partindo do pressuposto do pensador iluminista Kant, que afirmava “não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar”. Por conseguinte, essa construção da capacidade de estabelecer argumentação coerente o tornará uma pessoa com maior perspicácia da realidade existente.
Assim, deseja-se colaborar para que o estudante possa identificar, selecionar e organizar dados e informações a respeito do pensar e do agir filosófico, reconhecendo criticamente que todos somos filósofos, na medida em que somos capazes de formular impressões a respeito da organização do mundo, utilizando-se das diferentes formas racionais de conhecer a realidade, contribuindo, assim, para o aprofundamento da capacidade de analisar criticamente a existência humana.
SOCIOLOGIA
Permitir ao estudante identificar, selecionar e organizar dados e informações acerca dos fenômenos sociais e suas diferentes manifestações, estimulando nos estudantes atitudes de estranhamento e desnaturalização acerca desses fenômenos, possibilitando a construção de conhecimentos sobre a vida social, a partir de análises das três disciplinas constituintes das Ciências Sociais: a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política.
A identificação dos fenômenos sociais enquanto pertencentes a uma lógica própria das relações sociais, da cultura e da esfera do poder, o reconhecimento que a vida em sociedade e suas dimensões são consequência direta da ação humana, a Sociologia, em conjunto com os demais segmentos escolares, visa colaborar na formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de entender diferentes manifestações culturais e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade enquanto princípio estético, político e ético, e que compreenda os conflitos e as tensões do mundo atual.