Proposta Educacional

PROPOSTA CURRICULAR DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E  MÉDIO

EDUCAÇÃO FÍSICA

                A Educação Física Na Escola Pio XII tem por objetivo, ajudar no   desenvolvimento do aluno, através de atividades psicomotoras e culturais, na totalidade das dimensões cognitiva, física, emocional, sociocultural, afetiva, espiritual, a partir de atividades prazerosas, que o instrumentalize  para a formação  do exercício crítico, da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.

LÍNGUA ESTRANGEIRA – ESPANHOL E INGLÊS

               Aprender um segundo idioma tornou-se uma necessidade básica para todo aquele que aprecia, compartilha e se insere no mundo do trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Estudar idiomas possibilita a percepção das variadas formas de pensar, agir e sentir. Essa compreensão intercultural promove ainda a aceitação das diferenças nas maneiras de expressão e do comportamento. Com o avanço da globalização tornou-se indispensável o aprendizado de LE no ambiente escolar.

O papel educacional da LE no ensino fundamental e médio não é só um exercício intelectual de aprendizagem de formas e estruturas linguísticas e sim, uma experiência de vida, já que amplia as possibilidades de se agir discursivamente no mundo.

ARTE

A ARTE na escola, complementa a formação integral da pessoa nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais. As linguagens artísticas são entendidas e abordadas enquanto objeto de estudo e fenômeno cultural, introduzindo as diferentes leituras da obra de arte e suas implicações, enquanto dimensões valorativas e qualitativas da arte, com a finalidade de reconhecer patrimônios históricos e artísticos. Ressignificar temas e obras já conhecidas, aperfeiçoar modos de elaborar ideias e emoções de maneira sensível, imaginativa, estética; apreciar produções artísticas nas diferentes culturas, são maneiras de conhecer, analisar, refletir e compreender os  critérios culturalmente construídos.

CIÊNCIAS

                A disciplina Ciências busca ajudar a construir e aplicar  o conhecimento  com vistas à  modificação e/ou preservação  da natureza, de forma sustentável e socialmente comprometida.   Empenha-se para que o aluno compreenda-se como parte integrante dessa natureza, desenvolvendo a consciência dos aspectos positivos e negativos das modificações que a sua espécie provoca  no meio ambiente. As disciplinas que compõem a área são: Ciências Naturais – 6º ao 8º AE, Química e Física – 9º AE e Química, Física e Biologia no EM.

                 É a organização da observação dos fenômenos  que cercam o homem e o mundo em que vive.

MATEMÁTICA

                Historicamente a Matemática surgiu em resposta às necessidades do homem em sua praticidade do dia a dia..

                A Equipe de Professores de Matemática da Escola Pio XII está comprometida com uma Matemática voltada à comunicação de ideias, que permitirá ao aluno o redescobrir dos conceitos básicos já existentes.

                Propomos uma metodologia que leve os alunos a saberem  utilizar o pensamento matemático para questionar, argumentar, formular hipóteses, validar e  apresentar diferentes soluções para situações desafiadoras dentro e fora do contexto escolar.

                Para nós, a participação efetiva do aluno, é importante para a aprendizagem significativa e que ele possa desenvolver a autonomia e o espírito de cooperação.

                Álgebra  e  Geometria, com seus desdobramentos, compõem a área de Matemática.

 

HISTÓRIA

                A História constitui uma ferramenta para a compreensão da realidade social, vista como produto de ações e forças contraditórias, múltiplas e extremamente complexas. Útil também no entendimento do próprio indivíduo, na sua relação com os outros e com o lugar que ocupa na sociedade. Seu estudo torna o mundo contemporâneo mais inteligível, a despeito de sua complexidade.

                Acreditamos que o desenvolvimento e a prática dos princípios da disciplina auxiliam no combate à discriminação  pelo reconhecimento das diferenças históricas arbitrariamente estabelecidas contra determinados grupos sociais, no respeito às diferenças, na defesa da justiça social e de valores éticos e morais e  no exercício de valores da democracia, assim como  favorece a formação de atitudes solidárias e coletivas entre si e na vida em geral.

GEOGRAFIA

                O estudo da disciplina  objetiva  proporcionar aos alunos conhecimentos que possibilitem a compreensão do espaço em que vivem a partir da linguagem cartográfica. É  através dos estudos geográficos que se compreende    o mundo atual em sua diversidade, tanto nos aspectos geográficos, quanto políticos e sociais, assim como a interferência do homem e  as consequências dessa interferência em diversos espaços e tempos. É ainda objeto de estudo da Geografia, a utilização da linguagem gráfica para obter informações, além de representar a espacialidade dos fenômenos geográficos, assim como a valorização do patrimônio sociocultural, o respeito  à  sóciodiversidade , reconhecendo – os  como direito dos povos e indivíduos  e como elementos fortalecedores da democracia.

ENSINO RELIGIOSO/ CULTURA RELIGIOSA

                 Permitir ao estudante identificar, selecionar e organizar dados e informações acerca do Fenômeno Religioso e suas diferentes manifestações, possibilitando a construção de conhecimentos sobre a dimensão religiosa, enquanto parte integrante da natureza humana e como resposta aos anseios mais íntimos de toda pessoa.

                ALGUNS DOS ASPECTOS ABORDADOS:

  • Análise e reflexão  a respeito da busca humana pelo Transcendente, como busca pelo sentido da vida.
  • Descrição e compreensão  dos diferentes caminhos encontrados pelos grupos humanos para tornar concreta essa relação com o Transcendente.
  • Reconhecimento da vivência da fé enquanto dado constitutivo da experiência humana.

FILOSOFIA

                No estudo  da Filosofia no Fundamental II  e no Médio, o que se busca é desenvolver uma prática educativa que permita ao nosso educando aprimorar a sua capacidade argumentativa racional, partindo do pressuposto do pensador iluminista Kant, que afirmava “não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar”. Por conseguinte, essa construção da capacidade de estabelecer argumentação coerente o tornará uma pessoa com maior perspicácia da realidade existente.

                Assim, deseja-se colaborar para que o estudante possa identificar, selecionar e organizar dados e informações a respeito do pensar e do agir filosófico, reconhecendo criticamente que todos somos filósofos, na medida em que somos capazes de formular impressões a respeito da organização do mundo, utilizando-se das diferentes formas racionais de conhecer a realidade, contribuindo, assim, para o aprofundamento da capacidade de analisar criticamente a existência humana.

 

SOCIOLOGIA

         Permitir ao estudante identificar, selecionar e organizar dados e informações acerca dos fenômenos sociais e suas diferentes manifestações, estimulando nos  estudantes atitudes de estranhamento e desnaturalização acerca desses fenômenos, possibilitando a construção de conhecimentos sobre a vida social, a partir de análises das três disciplinas constituintes das Ciências Sociais: a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política.

              A identificação dos fenômenos sociais enquanto pertencentes a uma lógica própria das relações sociais, da cultura e da esfera do poder, o reconhecimento que a vida em sociedade e suas dimensões são consequência direta da ação humana, a Sociologia,  em conjunto com os demais segmentos escolares, visa  colaborar  na formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de entender diferentes manifestações culturais e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade enquanto princípio estético, político e ético, e que compreenda os conflitos e as tensões do mundo atual.