Biblioteca e Sala de Leitura

Biblioteca

Responsável: Bruna de Oliveira Silva

A Biblioteca é um centro de pesquisa, convivência cultural e espaço de apoio, produção e subsídio da ação educativa, que articula ações para promover e incentivar o prazer de ler, ampliando a visão de mundo das pessoas envolvidas no processo educativo.

Internet
A Biblioteca dispõe de 4 computadores com acesso a Internet de uso exclusivo a comunidade escolar. A Internet deverá ser utilizada somente para fins de pesquisa escolar, sendo proibido o acesso a sites de bate-papo, jogos e outros fins não didáticos.

Compete ao Profissional da Biblioteca:

  • apoiar, subsidiar e incentivar, em conjunto com os professores, Orientação Pedagógica, Educacional e Pastoral, as atividades educativas propostas;
  • sugerir à Direção e ao Conselho Pedagógico bibliografia relativa a assuntos ligados ao referencial do Trabalho Educativo e/ou que atenda às necessidades dos professores e alunos;
  • planejar e propor atividades e projetos que incentivem o prazer de ler que incentivem o prazer de ler;
  • propiciar aos professores e alunos, acesso ao acervo e as pesquisas pela Internet;
  • administrar adequadamente o acervo sob sua responsabilidade;
  • organizar, junto com a Conselho Pedagógico, o horário de atendimento aos alunos;
  • manter contato com Editoras e Distribuidoras para atualização do acervo da Biblioteca.

Sala de Leitura

Responsável: Luana Virgínia Batista da Silva

A Sala de Leitura é um espaço para que através da leitura, da expressão oral e da escrita, seja possível dinamizar a construção do processo ensino-aprendizagem.

Compete ao Profissional da Sala de Leitura:

  • selecionar e indicar livros que precisam ser adquiridos pela instituição;
  • incentivar e difundir o hábito da leitura;
  • manter atualizado o acervo com novos títulos, desenvolvendo ações que promovam o seu crescimento;
  • promover e fazer da sala de leitura um local que estimule o gosto pela leitura, a curiosidade, a criatividade e a pesquisa, junto aos discentes;
  • arrumar o acervo de forma que facilite o acesso do leitor às estantes e aos livros;
  • desenvolver um trabalho integrado com Coordenação Pedagógica e o corpo docente;
  • incentivar, propor e desenvolver projetos de leitura e produção textual junto com corpo docente.