XXI Mostra Cultural e Científica

XXI Mostra Cultural e Científica – Pio XII de Portas Abertas 

Neste ano de 2022, a Rede ICM lançou a Campanha de Matrículas para as suas quinze escolas, com o seguinte slogan: Redesenhando o Futuro. Mais do que uma campanha de marketing, redesenhar o futuro representa um grande ideal de nossa escola: ser atuante em suas propostas de ações junto aos nossos alunos. 

Neste sentido, podemos citar a fala da Presidente da Rede ICM, Irmã Maria Freire: “Ação revela o dinamismo do processo educacional, envolvendo estudantes, professores e toda a comunidade educativa. Ação sinaliza conhecimento, colocado à serviço da vida, de um futuro melhor”. Assim, podemos entender que redesenhar o futuro é estar, atuar e pensar onde os desafios se impõem, deixando-se desafiar pelo futuro que chega, 

É defendendo esta proposta e concepção de educação que, no dia 20 de outubro, tivemos a felicidade e o orgulho de ver nossa escola Pio XII completando 68 anos de história. E nada mais significativo do que comemorar este aniversário com a promoção do Pio XII de Portas Abertas. Um evento que aconteceu no dia 22 de outubro, envolveu toda a escola, um projeto que tem como principal mérito colocar os nossos alunos como verdadeiros protagonistas do processo de construção do seu conhecimento. 

Na verdade, nossos alunos foram desafiados e provocados a redesenhar o futuro, a partir da nossa querida cidade do Rio de Janeiro. Uma cidade marcada por uma riquíssima diversidade cultural, musical, religiosa, gastronômica… Mas, como sabemos, nossa cidade também é marcada por uma grande complexidade, que a cada dia nos desafia. É a partir da consciência de todos os problemas presentes no Rio de Janeiro, que lançamos este questionamento: Qual é o Rio que cada um gostaria de ver? E qual é a contribuição para que a nossa cidade seja melhor para cada um de nós? 

Coordenador e Professor Marcelo Muzi

Sintonizados neste mesmo desejo e ideal, convidamos a todos para revisitar e prestigiar os lindos e criativos trabalhos, produzidos pelos nossos alunos a partir dos registros abaixo. 

 

Vivenciando a Cultura Inglesa
Dia das Crianças no ECE