Colégio Puríssimo: Alunos produzem e entregam prótese de perna
Rio Claro/SP – Olhos atentos na reportagem na TV. Um helicóptero Águia socorre Daniel da Silva, de 22 anos, após sofrer um acidente de trabalho com um trator na região rural de Corumbataí. Daniel teve a perna esquerda amputada, um acidente que mudaria para sempre a vida do jovem. Um acidente que mudou para sempre a jornada escolar de três meninas.
Cláudia Franzin, Gabriela Buccioli e Leila Aiko, alunas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Puríssimo almoçavam em uma quinta-feira de março, quando viram a notícia do resgate de Daniel. Sensibilizadas pelo ocorrido e pela idade do rapaz, as meninas decidiram que o ajudariam de alguma maneira a superar o trauma. O trio procurou o professor Filippi Ongarelli, professor de física, responsável pelo Espaço Maker do colégio para a idealização do projeto de uma perna mecânica feita na impressora 3D.
Utilizando leis da física (distribuição de forças), modelagem 3D conceitos sobre a resistência dos materiais, biomecânica do movimento, letramento tecnológico e o uso de fresas cnc, as meninas tiveram aula sobre modelagem e customização de objetos 3D com o professor Fillipi, um curso gratuito oferecido pelo colégio, em parceria com as aulas do pré-vestibular Ana Júlia Bertolini e Ana Júlia Silva, escreveram um artigo científico e deram início ao projeto da prótese. Além disso, uma parceria foi fechada com a faculdade UNIARAS, que doou duas peças de alumínio aeronáutico para integrar a prótese, porém, modelagem, montagem e testes foram feitos pelas alunas.
Após meses de trabalho semanal, a prótese foi concluída e entregue ontem, 16 de setembro, para o Daniel no próprio Espaço Maker do colégio. Com muita emoção, o sentimento de gratidão foi mútuo, Daniel, que achou que não andaria mais, recebeu junto com a prótese uma nova esperança, uma chance de poder recuperar um pouco da vida que tinha. Agora ele precisará vascularizar a região onde ocorreu o corte para apoiar o peso na prótese e adaptá-la para uso diário com a ajuda de fisioterapia.
O projeto elaborado pelas alunas trabalha não só disciplinas escolares, mas enfatiza a educação para a vida que o Colégio Puríssimo garante em seu processo formativo. Além de favorecer a construção do conhecimento, atitudes como essas garantem a excelência humana que promovem transformações sociais.
Nosso Espaço Maker foi construído como um projeto inovador, unindo teoria e prática e viabilizando a expansão de mentes criativas. Um projeto tão grandioso e em prol de um bem estar pessoal e coletivo, trazendo solidez nos valores éticos, é um trabalho o qual sempre apoiaremos e nos sentimos imensamente orgulhosos!
Esperamos caminhar juntos, trazendo sorrisos e esperanças para quem precisa. Um grande passo para o futuro.