ICM Mundi é uma experiência onde os alunos são autores do conhecimento

A primeira edição do “ICM Mundi – Conferências Internacionais” foi um sucesso! A proposta do evento, realizada nos dias 20 e 21 de setembro e que foi apoiada pelo Comitê de Educação da Rede ICM, proporcionou uma ação diferenciada de aprendizado que integrou diferentes áreas do conhecimento e incentivou o protagonismo dos estudantes.
Para a Irmã Elenar Luisa Beghahn, vice-presidente da Rede ICM e coordenadora de Educação, a simulação das conferências é uma importante oportunidade de educação: “Esta será uma experiência de aprendizagem significativa, que contribui na proposição da educação de excelência, que se faz com os professores e alunos comprometidos, críticos e construtores de uma escola inovadora, criativa, estabelecendo relação de autoria e autonomia em relação ao conhecimento”. E completou: “nosso desejo é construir um mundo melhor. Para isso, busquemos exercer nossa cidadania, como jovens competentes, conscientes, criativos e comprometidos na solidariedade e na compaixão, na esperança e na construção de melhores caminhos”, afirmou.
O I ICM Mundi foi acolhido pelo Colégio Mãe de Deus, de Porto Alegre/RS. A Diretora da unidade, Irmã Sueli Rosane Gonzatti, elogiou o evento pela habilidade que desenvolve em cada alunos: “Esta é uma experiência única. Que este evento desperte nos alunos o desejo de querer saber mais, de serem protagonista em suas realidades. Acredito que nesse modelo de simulação para transformar vidas, por isso, vejo o ICM Mundi com esperança e alegria. Aqui, cada um está construindo novos conhecimentos, desenvolvendo novas habilidades e sendo autores de novos caminhos, sobretudo, diante de tantos problemas que assolam o país e o mundo, com respeito, ética e responsabilidade, primando pela vida e pela ética” disse a diretora.
Um dos idealizadores do ICM Mundi foi Alexandre dos Santos da Rosa, professor do Colégio Mãe de Deus. O docente destaca que, mais do simples simulação, aqueles dias seriam uma experiência de autoria do conhecimento para os alunos: “Um dos nossos maiores desafios como educadores é fazer com que com vocês, alunos, penetrem no mundo real com sua problemáticas reais, por isso, a importância da experiência que terão no ICM Mundi. Durantes estes dias vocês são autores do conhecimento, e, a partir das suas potencialidades, acreditamos que irão escrever uma nova história, um outro mundo possível com mais dignidade e justiça social, mudando as várias realidades que tanto nos inquietam” declarou.
A presidente da Rede ICM e Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmã Marlise Hendges, afirmou aos delegados que a Congregação tem a juventude em seu foco de trabalho por acreditar o potencial transformador dos jovens:
“Vocês são jovens que pensam e que tem olhos abertos à realidade. Fiquei feliz em saber que os jovens das nossas unidades de ensino estão sendo formados para pensar grande, para pensar o futuro, para pensar nas grandes questões que afetam a humanidade. Vocês estão sendo formados para implantar no mundo os valores humanitários, éticos e que priorizem a vida. Vocês estão pensando na grandeza do mundo e isso me deixa muito feliz” disse Irmã Marlise.
A Diretora Geral recordou ainda que naquele mesmo dia, 20 de setembro, jovens em todo mundo estavam nas ruas, protestando pela vida no planeta, especialmente na questão ambiental. Irmã Marlise disse o ICM Mundi estava conectado com este movimento mundial.
A Rede ICM de Educação seguirá investindo ainda mais no ICM Mundi – Conferências Internacionais. O evento proporcionou a experiência de aprendizado com significado. As próximas edições serão ampliadas com a participação de mais alunos das demais unidades de ensino.
Leia Mais: I ICM Mundi – Conferências Internacionais mobiliza mais de 100 alunos da Rede ICM