Projeto de alunos do Imaculada Conceição é credenciado para a Feira Ciência Jovem, de Pernambuco
DOIS IRMÃOS/RS – O Colégio Imaculada Conceição acolhe mais um reconhecimento público à educação de excelência promovida pela unidade de ensino da Rede ICM. Nesta semana, um projeto desenvolvido por três alunos do 9º ano de combate a incêndios foi aprovado para ser apresentado em um feira de ciências em Olinda, Pernambuco.
O projeto “Material Extinguível em isolamento térmicos”, desenvolvido pelos alunos Camila Elllwanger Celada, Diogo Henrique Scheneider e Rafaela Julien Nienow apontou o uso do material Fire Retardant como alternativa eficiente e de baixo custo para evitar que, em situações de incêndio, o fogo e o calor se alastrem rapidamente pelos cômodos de um prédio ou residência, assim garantindo mais tempo para evacuação, isolamento das chamas e seu melhor combate e, claro, a preservação da vida das pessoas.
Os alunos desenvolveram o estudo a partir da motivação feita em sala de aula e apresentaram o projeto, pela primeira vez, na Feira de Iniciação Científica da própria unidade de ensino. A partir das observações recebidas, e com a orientação da professora Sandra Backes Altenhofen, os alunos aprofundaram os estudos que foram novamente apresentados novamente na Mostraclak, feira promovida pela Escola Luterana Arthur Konrath, de Estância Velha.
Elogiado, o projeto recebeu o melhor prêmio dos organizadores da Mostraclack: o credenciamento para participar do participar da 25ª Ciência Jovem, evento nacional promovido pelo Museu Interativo de Ciência do Estado de Pernambuco. Neste ano o Ciência Jovem acontecerá entre os dias 06 e 08 de novembro, em Olinda.
“Nosso objetivo é o de isolar focos de incêndios através de dispositivos auto extinguíveis nos isolamentos térmicos em residências, estabelecimentos empresariais ou comerciais, assim facilitando a evacuação em caso de combustão, evitando uma fatalidade” destaca o projeto dos alunos.
Este reconhecimento atesta a educação de excelência que coloca o estudante em condição de protagonista na construção do conhecimento. E mais: aprendizado que traz impactos para a vida da comunidade.