Novo Ensino Médio: Unidades de Ensino elaboram a nova estrutura de ensino
Porto Alegre/RS – O Novo Ensino Médio está em destaque na Rede ICM de Educação. Nesta segunda-feira, 28/06, um encontro reuniu o Comitê de Educação e os representantes dos colégios com ensino médio para a construção dos documentos que vão compor a nova estrutura de ensino.
Esta é uma fase importante e decisiva para tornar o Novo Ensino Médio uma realidade na Rede ICM. Segundo a Irmã Elenar Luisa Berghahn, coordenadora do Setor Educação, as mudanças advindas da Lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, já estavam em estudo desde o ano de 2019, quando foi constituído um Grupo de Trabalho (GT) específico para esse fim, e agora, nesta reunião ampliada, são feitos os encaminhamentos finais.
“Nossas escolas estão organizando os documentos que constituem o Novo Ensino Médio como o Regimento Escolar, o Projeto Político-Pedagógico e criando toda a estrutura como a Base Curricular e os Itinerários Formativos que vão ajudar aos alunos a fazerem suas escolhas no processo de ensino e aprendizagem” disse a Irmã Elenar.
De acordo com Lenir Moraes, assessora pedagógica da Rede ICM, o Novo Ensino Médio trará mudanças abrangentes que serão implantadas em 2022 na Rede ICM. Depois da reunião de hoje, o trabalho prossegue nos Colégios com as adequações:
“Haverá uma mudança na estrutura da organização curricular. Os alunos passam a ter a formação geral e uma parte composta por itinerários informativos que eles farão as escolhas para se especializar em uma ou mais áreas. Cada escola vai definir os seus itinerários a partir da pesquisa que será feita com os estudantes. Nossas unidades já estão organizando a comunicação às famílias” disse a assessora, acrescentando que os alunos do 9º ano participarão desse processo de consulta e posterior escolha dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio.
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br