Projeto usa o teatro para conscientizar sobre o Bullying no Educandário São José do Belém
SÃO PAULO/SP – No Educandário São José do Belém, a arte foi o meio utilizado para levar mais informação, conscientização e prevenção à prática do Bullying. O projeto “Prazer, meu nome é respeito” aborda o tema através do teatro para os educandos, família e a comunidade em geral.
De acordo com Fernando Oliveira, coordenador pedagógico do Educandário São José do Belém, a iniciativa surgiu durante as férias escolares dos educandos, a partir de conversas com os mesmos, nas atividades, oficinas como medida de minimizar situações de conflitos do dia a dia, como agressões e atitudes de preconceito entre os educandos:
“É nesse contexto social e histórico que o projeto foi pensado e criado pelos educadores, como medida de proteger a integridade física e mental dos aprendizes, uma vez que é no contato com o outro e suas diferenças que favorecemos a valorização da vida humana, o sentimento de pertencimento e o acolhimento das diferenças” disse.
E foi a arte o melhor canal para levar conscientização para os educandos. De acordo com Fernando, a expressão artística ajudou a criar no Educandário um ambiente de relações interpessoais saudáveis:
“A arte nas suas linguagens (teatro, música, arte visual e dança), propicia às crianças e aos adolescentes uma oportunidade única para esse desenvolvimento. Por meio de uma abordagem contemporânea, as apresentações e suas múltiplas linguagens versam sobre a tolerância com as pessoas deficientes e com transtornos, a não violência contra os idosos, o empoderamento étnico-racial através da aceitação do seu biotipo (cabelos crespos) e, principalmente, a valorização do ser humano para além do modismo e marcas/grifes” afirmou.
E assim Bullying virou tema de conversa entre os educadores e educandos. Nas oficinas, rodas de conversas e momentos de formação o tema foi sendo esclarecido entre todos. A própria Bem-Aventurada Bárbara Maix foi apontada como um dos exemplos de acolhida e valorização das pessoas. Por fim, o projeto culminou com uma grande apresentação teatral. A identificação, a prática e a prevenção ao bullying foram retratadas na encenação apresentada aos educandos. A apresentação rendeu frutos significativos:
“As crianças, em suas atitudes, passaram a incentivar os colegas a não praticar e incentivar ações que desestimulem o outro e o coloque em situação de risco. Uns aos outros passaram a valorizar suas limitações. Uma criança ressaltou a outra: ‘Ei, você esqueceu-se do respeito?’” disse Fernando.
O coordenador destaca ainda que o projeto de férias teve uma repercussão nas ações das crianças e adolescentes. Na reunião do Conselho de Gestão do Educandário foi aprovada uma nova apresentação do espetáculo teatral que acontecerá na comemoração do Dia da Família (19 de Outubro).
Coletivamente os educandos construíram um poema:
BULLYING
Começa com palavras que ofendem
E as vítimas não entendem.
Depois, vem a agressão
causa até depressão.
Muitos podem tirar vidas,
Ou até se matar.Vamos nos conscientizar
E muitas vidas e pessoas
SALVARDesse ato cruel e infantil
Que é cometido de Leste a Oeste
De Norte a Sul, até mesmo em todo Brasil.DIGA não ao
BULLYING
Para ser um mundo melhor!Vamos nos unir em um SÓ!
Confira a apresentação em vídeo:
ENTENDA O BULLYING
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. (via Brasil Escola).
Por: Magnus Regis
magnus@redeicm.org.br