Semana de Arte do Colégio Madre Bárbara apresenta talentos
Lajeado/RS – Dos dias 19 a 24 de agosto o Colégio Madre Bárbara realizou a Semana de Arte. De segunda a quinta-feira os pais e famílias puderam prestigiar o Sarau Artístico com apresentações de alunos do 1º a 5º ano dos Anos Iniciais. Na sexta-feira (23) foi vez dos alunos do Ensino Médio apresentarem os talentos através do X Festival de Cinema e VI Concurso de Vídeo-Oratória. Já na manhã de sábado (24) o encerramento da Semana foi com o Grupo de Teatro Touchê, que se apresentou para as crianças dos Anos Iniciais, que estavam em sábado letivo e também para as famílias. Foi uma semana solidária, em cada noite foram doados produtos de higiene ou limpeza, caixas de leite, alimentos não perecíveis, brinquedos em bom estado, entre outros, que serão doados na próxima semana.
A coordenadora pedagógica Simone Elisa Faleiro afirma que a Semana de Arte do Colégio Madre Bárbara denota a importância que a Arte e a Cultura têm para Colégio, por ser uma forma de apresentar à comunidade escolar todo o trabalho que é desenvolvido com as crianças. “No Sarau Artístico foi apresentado dança, teatro, música, expressão corporal, oratória, leitura, poesia e tantos outros aspectos que são elementos que extrapolam o trabalho em sala de aula e que desenvolvem competências amplas para o desenvolvimento sadio de qualquer ser humano”, diz. Segundo Simone, a noite divertida que causa “frio na barriga”, como as crianças dizem, faz com que todos percebam a diversão que sentem ao subir ao palco com o grupo de colegas. “Os espectadores têm a possibilidade de verificar as competências desenvolvidas ou trabalhadas nas crianças, que se apresentam a um grande público presente”.
Festival de Cinema e Concurso de Vídeo-Oratória
Na noite de sexta-feira (23) o Colégio Madre Bárbara realizou o X Festival de Cinema e VI Concurso de Vídeo-Oratória. Entre os curtas dos 2ºs anos do Ensino Médio estavam “A herança”, “Paixão mortal”, “Com carinho, Alice”; “Insanidade” e “Felícia”, todos eram adaptações de contos de Machado de Assis. No Concurso de Vídeo-Oratória, os 10 finalistas dos 1ºs anos do Ensino Médio emocionaram o público com o tema “Um momento inesquecível em minha vida”.
A coordenadora pedagógica Justine Thomas destaca que no Festival de Cinema e Concurso de Vídeo-Oratória é possível perceber a manifestação da arte de diferentes formas, expressões e criações, que traduzem experiências na vida de cada um dos alunos. “Em cada trabalho podemos perceber tendências e estilos que marcam épocas e fatos que dialogam com a nossa sociedade e acompanham a evolução do homem e da tecnologia”, conta.
Para a professora de literatura e português, que coordenou o Concurso de Vídeo-Oratória, Aline Konrath, o trabalho de produção de vídeo-oratórias faz com que os alunos desenvolvam a habilidade de expressão, de organização de fala planejada e de uso de tecnologias, que são tão presentes na atualidade. “Esse é o quarto ano que estou à frente dessa atividade. Todos os anos, percebo o quanto o trabalho com oralidade é importante, não só para atividades escolares, mas também nas diferentes esferas da vida na qual ela se faz necessária”, diz a professora.
A professora de português e literatura do Ensino Médio, coordenadora do Festival de Cinema, Francieli Winck, confessa que vivenciar o trabalho de criação dos curtas, a partir de contos de Machado de Assis, foi muito gratificante, tendo em vista que os alunos do 2º ano tiveram de analisar, interpretar e estabelecer relações entre o texto literário e o contexto histórico, social e cultural evidenciados nas obras, o que possibilitou a eles que provocassem uma releitura sobre os contos, por meio da criatividade, sensibilidade, criticidade e capacidade argumentativa. “A dedicação e envolvimento dos alunos é visível, pois todos buscaram apresentar um curta cinematográfico de qualidade no dia do Festival de Cinema”.
Para o aluno Luca Lenz (16) que iniciou no Colégio esse ano e esteve pela primeira vez no Festival foi uma experiência fantástica. No curta em que participou como ator principal, ganhou a premiação de primeiro lugar pelo júri técnico, além de outros prêmios, que ele dedica a todos os colegas do grupo, pois cada um teve seu nível de importância no trabalho. “Fico feliz com a professora que deu a oportunidade de fazer esse trabalho e com o Colégio por proporcionar tudo isso, além de agradecer aos meus colegas que fizeram um ótimo curta”.
Para a aluna Marilia Abreu (18), escolhida pelo júri técnico como melhor atriz coadjuvante, foi incrível participar do Festival. Ano passado, a aluna foi destaque nas vídeos-oratórias e afirma que não consegue explicar em palavras o sentimento. “Existiu muito esforço, dedicação, gravações nas férias e nos envolvemos demais. Não esperava esse retorno, mas realmente nos comprometemos muito”.
Resultados do Festival e Concurso de Vídeo-Oratória
Melhor Trilha Sonora – Com carinho, Alice
Melhor edição de vídeo – Com carinho, Alice
Melhor Figurino – Com carinho, Alice
Melhor Roteiro – Felícia
Melhor Fotografia – Com carinho, Alice
Melhor Atriz Coadjuvante – Marilia Abreu
Melhor Ator Coadjuvante – Gabriel Siqueira
Melhor Atriz – Mariana Medeiros
Melhor Ator – Matheus Giovanella
Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular – Insanidade
Melhor Curta-Metragem pelo Júri Técnico – Com carinho, Alice
3º lugar Vídeo-Oratória – Mário Rodrigues
2º lugar Vídeo-Oratória – Sarah Ferronato
1º lugar Vídeo-Oratória Júri Técnico – Larissa Locatelli
1º lugar Vídeo-Oratória Júri Popular – Mário Rodrigues