Rede ICM reúne unidade de ensino para manhã de formação

Sob a base do afeto é que a aprendizagem acontece – a afirmação de Alessandro Marimpietri, foi uma das muitas expressões marcantes da manhã de formação da Rede ICM de Educação que reuniu mais de 350 professores e colaboradores, em Porto Alegre (RS).
Realizado nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, a atividade reuniu educadores do Colégio Nossa Senhora da Glória (Porto Alegre), anfitriã do evento, Colégio Mãe de Deus (Porto Alegre), Colégio Madre Bárbara (Lajeado), Colégio Stella Maris (Viamão), Colégio Imaculada Conceição (Dois Irmãos), Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Frederico Westphalen), além dos colaboradores (as) dos setores administrativos da Sede ICM. Irmãs do Conselho da Rede ICM estavam presente. Entre elas, a Vice-Presidente da Rede, Irmã Adelaide Queiroz Lima e a Coordenadora do Setor Educação, Irmã Elenar Luisa Beghahn.
O destaque do evento foi a palestra intitulada “Como gestar as relações socioemocionais no ambiente escolar”, ministrada pelo renomado Psicólogo e Doutor em Ciências da Educação, Alessandro Marimpietri, que iniciou sua reflexão fazendo alusão com educar e a jardinagem:
“Não podemos educar pessoas como se coisas fossem. Não podemos transformar a educação num processo fabril, numa linha de montagem. O que a gente quer é jardinagem! Escolher as melhores sementes. É saber que as sementes precisam de uma coisa, enquanto as outras precisam de outras necessidades. Uma de mais terra, outra menos. Uma de mais sol, outra menos. Você planta 50 sementes e todas nascem diferentes. São plantas? São plantas! Mas todas são diferentes”, afirmou.
O palestrante apontou as necessidades para gestar a educação como, por exemplo, compreender que a escola é um lugar de encontro e humanidade:
“O professor, ao encontrar o aluno na dimensão do afeto, faz com que nenhum dos dois saia o mesmo. Hoje a escola é lugar de afeto, lugar de encontro. A existência humana precisa do espelhamento de sua existência no olhar do outro”, apontou.
Marimpietri destacou ainda que a imperfeição nos faz ser melhor e que a Escola é o lugar do erro, uma vez que proporciona as novas aprendizagens e que o papel do professor é mostrar novas maneiras de ver o óbvio e criar sentidos na aprendizagem.
Alessandro apontou ainda que na escola tudo deve ser pensando para formar pessoas melhores, oportunizar interdependência – Só existo porque o outro cuida de algo pra mim, e o senso de educação vivida em comunidade, coletivamente: “Na escola, nada é por acaso, tudo é pensado para formar pessoas melhores”.
Ao final do encontro, ficou evidente o impacto positivo que a formação proporcionou aos professores e colaboradores, capacitando-os para enfrentar os desafios do cotidiano escolar e administrativo das unidades com mais responsabilidade socioemocional. Assim, a Rede ICM continua sua trajetória de oferecer uma educação de qualidade, centrada no desenvolvimento integral e no bem-estar de sua comunidade educativa.