Estudantes desenvolvem projetos de empreendedorismo e inovação tecnológica

Iniciativa visa desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras para aplicação no dia a dia da sociedade.

 Os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental a 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Madre Imilda estão desenvolvendo projetos de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica que abrangem as áreas da moda, meio ambiente, agricultura familiar, inclusão, comunicação, educação, saúde, gestão, qualificação profissional, infraestrutura, vulnerabilidade, transporte, energia limpa, segurança, entre outras.

Dentre os projetos mais inovadores e em fase de prototipagem está a Prótese Biônica Mimética – PBM, que possibilita uma maior mobilidade para amputados. A inovação está presente em todo o processo, desde a matéria-prima que utiliza filamentos recicláveis até o emprego da tecnologia da impressora 3D e software Fusion, uma plataforma abrangente de desenvolvimento de produtos integrada à nuvem. Os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio, Rafael Constante Guarnieri, Carolina Lorandi e Maria Eduarda Piamolini Picoloto, explicam que a prótese é sustentável e esse fato representa uma economia de mais de 90% do custo do produto oferecido no mercado.

A moda do futuro é o tema do projeto desenvolvido pelas alunas da 2ª Série do Ensino Médio, Alana Reis Corteletti, Laura Carvalho Thiele e Laura Henz Borges, criadoras de roupas com temáticas ambientais. O grupo identificou os problemas que o cenário da moda causa como uma grande consumidora e poluidora dos recursos naturais em todo o mundo. O objetivo é entender a moda como meio atuante de cuidado com a comunidade, levando em conta a sustentabilidade e agregando diferentes culturas, arte, marketing e negócios.

Um site mais atualizado dos que já existem no mercado e pensado para calcular lucros, custos e taxas é o projeto desenvolvido pelos alunos da 2ª Série do Ensino Médio, Eduardo Pauleski e Matheus Pörsch. A solução de gestão apresentada pelo Lucrosoftware (https://lucrosoftware.wixsite.com/lucrosoftware) auxilia usuários das áreas de RH e Contabilidade e oferece vantagens como a democratização de cálculos contábeis, forma uma comunidade sustentável que encontra auxílio diante de dificuldades, é atrativo tanto para o público sênior quanto o público mais jovem e permite um controle simplificado de questões relacionadas a contabilidade assim como realiza esses cálculos de forma automatizada.

A coordenadora, professora Luiza Pereira Dartora, explica que a atividade está sendo trabalhada com os estudantes de forma processual e a imersão ao tema empreendedorismo exigiu inicialmente formação sobre os conceitos, evoluindo para o delineamento e construção de projetos inovadores, por meio de pesquisa, estruturação, desenvolvimento e prototipagem.

O cronograma de atividades seguiu as etapas de apresentação para as seis turmas envolvidas, inscrição de 15 equipes e atendimentos semanais para orientação quanto ao delineamento dos projetos. Em outubro, os mais de 20 projetos serão apresentados na Feira do Empreendedorismo e Inovação, promovida pelo colégio, a uma banca avaliadora, a fim de obter o aperfeiçoamento e posterior submissão a programas e competições relacionados ao empreendedorismo.

Relação dos projetos:

Criar roupas com temáticas ambientais, repassando parte do lucro das vendas para ong’s engajadas nas respectivas temáticas.
Facilitar a comunicação cotidiana das pessoas com deficiência visual na sociedade, de forma simples e prática.
Identificar locais geográficos onde ocorrem feiras livres com venda de produtos orgânico-naturais, facilitando a comunicação entre consumidor e produtor.
Identificar produtos orgânicos, sem agrotóxicos, vendidos na região por produtores rurais vinculados à agricultura familiar, a fim de facilitar o consumo do mesmo.
Proporcionar acesso a um atendimento educacional personalizado a fim de garantir um reforço escolar para alunos de baixa renda.
Proporcionar acesso a um atendimento psicológico personalizado para jovens de baixa renda, garantindo uma dignidade humana.
Auxiliar o usuário da área de Recursos Humanos e Contabilidade das empresas, a obterem uma maior gama possível de recursos para ajudar a ministrar seu respectivo negócio.
Criar um recurso gratuito e acessível para pessoas que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos a partir de habilidades individuais, visando um futuro promissor no que diz respeito à qualificação profissional.
Possibilitar um acesso seguro e sustentável a partir da criação de pontes resistentes às enchentes, para os habitantes de zonas de risco.
Atender pessoas em situação de vulnerabilidade, em específico a fome, através do anúncio e venda de produtos alimentícios via aplicativo.
Proporcionar uma qualidade de vida, através de atividades físicas, aos idosos com auxílio de um APP que capture a cinética (movimento) dos usuários.
Elaborar um dispositivo capaz de absorver óleo disperso na água.
Criar um site e/ou app para divulgar empresas de roupas (moda inverno), para a partir de uma parte do lucro, direcionar o mesmo para a criação de um Kit de inverno a ser doado para pessoas vulneráveis socialmente.
Transporte gratuito para crianças em situações vulneráveis da área urbana na região sul do Brasil.
Utilizar a força das correntes oceânicas para gerar energia limpa e sustentável.
Desenvolver um aplicativo básico, capaz de auxiliar os professores nas correções de atividades e provas, facilitando o feedback de notas aos alunos.
Utilização de materiais recicláveis para produção de filamentos sustentáveis.
Utilização de filamentos recicláveis para produção de próteses biônicas.
Criação de uma plataforma digital para oferecer informação e atendimento a pessoas interessadas no assunto.
Desenvolver um dispositivo capaz de auxiliar as pessoas quando estiverem em situação de perigo.
Reutilizar de forma sustentável os dejetos humanos para produzir energia limpa para a sociedade.
Beto Carrero World – 9° ano
Colégio recebe avós de alunos para vivenciar experiência única no Planetário