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Referenciais da Prática Educativa

A Unidade de Ensino Colégio Madre Imilda, assume plenamente a Filosofia delineada pelo Projeto Educativo ICM. A Filosofia da Rede ICM de Educação tem seus alicerces nos princípios evangélicos deixados por Jesus Cristo e na Mística da Bem-Aventura Bárbara Maix.

A formação atualizada que a Unidade de Ensino promove visa dar respostas às necessidades de preparação para a vida. A partir desta clara opção, a Unidade de Ensino constrói uma trajetória pedagógica que tem como centro a dignidade da pessoa humana, constituída ou ressignificada, através de metodologias baseadas na inclusão e no amor. A Unidade de Ensino, a exemplo do que viveu e nos legou a Bem-Aventurada Bárbara Maix, considera essencial ensinar e vivenciar a importância de relacionar-se com os outros e o grande Outro, um modo ímpar de entender a pessoa humana, a coragem de ousar e inovar, a promoção da vida e a formação do caráter.

A fundamentação da prática educativa da Rede ICM de Educação encontra-se na forma como a Bem-Aventurada Bárbara Maix leu o mundo, vivenciou os valores evangélicos, relacionou-se com as pessoas, com a natureza e com Deus. Nesta perspectiva, o testemunho se configura em uma dimensão fundamental para desenvolver a sensibilidade da leitura de mundo que permite o sujeito posicionar-se e agir. A ação humana se dá no coletivo, na vivência da comunidade, da Igreja viva, que constrói no cotidiano a responsabilidade social, a promoção da vida, do respeito e da solidariedade.

A sociedade que queremos desenvolver a partir da experiência educativa é a sociedade do conhecimento a serviço da vida, que seja economicamente justa, ética, equitativa, solidária, politicamente democrática, culturalmente plural e religiosamente ecumênica. A prática educativa desenvolve a convivência, e no espaço escolar o sujeito constrói a experiência de aprender a conviver, de transitar com harmonia e respeito em uma sociedade de direitos e deveres.

Para a concretização de seus princípios, a Rede ICM de Educação e suas Unidades de Ensino assumem a Educação Humanizadora como seu eixo estruturante da prática pedagógica, propondo uma educação pautada no diálogo, sempre movido pelo olhar do coração, na clareza de objetivos e convicção, que se dá na firmeza da linguagem, na acolhida e no perdão, na sensibilidade e flexibilidade, na perspicácia e determinação. A Educação Humanizadora na Unidade de Ensino se preocupa com a formação integral do ser humano, com a formação do caráter, com o equilíbrio entre exigência e rigor, entre Razão e inteligência, Fé e confiança.

A Unidade de Ensino propõe uma educação comprometida com a totalidade do ser, em que a pessoa é o fim último da prática educativa que prioriza a construção e a experiência de um Projeto de Vida que valorize o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades e competências.

A filosofia da Rede ICM de Educação tem como princípio epistemológico a Concepção Interacionista, como modelo de relação com o conhecimento e como postura pedagógica. A Unidade de Ensino constrói sua prática pedagógica considerando a articulação entre a dimensão político-filosófica da educação, que pressupõe um olhar atento aos desafios lançados pelas intensas transformações sociais decorrentes da necessidade de compartilhar diferenças e valores, e a dimensão formativa-científica, integrada pelas especificidades científicas, culturais e profissionais à luz de um conjunto de conteúdos programáticos capazes de contribuir para a qualificação e capacitação nas diferentes áreas e campos do conhecimento, garantindo-se nesse processo as interfaces com as possibilidades da experimentação e da interdisciplinaridade.

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