Atividades de Rotina e Horários da Educação Infantil
  • Na entrada, até às 13h15min, as crianças deverão ser acompanhadas por um adulto responsável até a sua sala de aula.
  • Na saída do colégio, a partir das 17h15min, as crianças deverão ser buscadas na sala de aula por um adulto responsável.
  • As crianças fazem a higiene, orientadas pela professora, depois lancham em sala de aula.
  • A escola possui um ambiente especializado para trabalhar com as atividades motoras e cognitivas com os alunos.
  • As crianças utilizam todos os espaços do Colégio nas atividades rotineiras, sempre acompanhadas por suas professoras: oficina lúdica, parques, capela, laboratório de  ciências, biblioteca, pátios, etc…
Educação Infantil

Encontramos na Educação Infantil das Unidades de Ensino da Rede ICM de Educação, uma proposta de aprendizagem integral, valorizando:

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Desenvolvemos a construção da identidade e da autonomia, num processo de interação, afetividade, diversidade, construção e apropriação de regras de convivência, bem como ações de autocuidado e confiança em suas capacidades, despertando os sentimentos e atitudes de solidariedade e respeito mútuo, sendo autor e protagonista da sua história.

CRIATIVIDADE

Estimulamos o pensamento criativo, o encantamento pela descoberta, a imaginação, a fantasia, os desafios, as explorações individuais e coletivas. Potencializamos a curiosidade em pesquisar, a interagir com os ambientes, à perguntar, a brincar com as ideias e a pensar de maneira flexível e reflexiva. O pensamento reflexivo se constrói nas vivências dos campos de experiência e na mediação docente, que constrói estruturas cada vez mais complexas e conscientes.

ESPAÇOS LÚDICOS E CRIATIVOS

Desenvolvemos atividades e projetos em espaços que apresentam um design inovador, diferenciado. Ambientes amplos, organizados, coloridos, comunicativos e acolhedores. Os materiais, brinquedos e brincadeiras são utilizados como incentivo para exploração, para a troca, para a descoberta e aprendizagem, através de vivências mediadas pelos campos de experiência.

APRENDIZAGEM NAS DIFERENTES LINGUAGENS

Valorizamos a aprendizagem nas diferentes linguagens utilizadas pelas crianças em sua interação com o mundo e com o outro. Fala, escrita, representações gráficas, gestos, olhares, comportamentos, produções, brincadeiras e jogos são utilizados pelas crianças para expressarem seus sonhos, temores, curiosidades, sentimentos e espiritualidade, por meio de práticas pedagógicas alicerçadas na mediação sensível e cuidadosa do adulto.

CUIDADO, CONVIVÊNCIA E AFETO

Oferecemos um ambiente seguro e acolhedor, com base nos valores de cooperação, respeito, partilha e solidariedade, proporcionando vivências e convivências estimuladoras para o desenvolvimento da criança em seus múltiplos aspectos. Contamos com profissionais afetivos e qualificados para trabalhar com as diferenças, assegurando o bem-estar da criança, acolhendo-a na sua individualidade.

EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR

Alicerçamos nossa proposta no tripé educar, cuidar e brincar, reconhecendo estes eixos como essenciais para um trabalho diferenciado e de qualidade. Essa tríade é o caminho da aprendizagem da criança, onde ela investiga, compartilha, pensa, constrói, testa seus limites, se envolve com o mundo, resultando em experiências criativas de aprendizagem.