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CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO 

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica expressam a necessidade dos diferentes sistemas de ensino de organizarem suas propostas curriculares minimizando as distâncias entre as etapas que compõe a Educação Básica. Por isso mesmo, a ampliação da obrigatoriedade da escolarização para todo o período da Educação Básica pressupõe que as diferentes etapas constituem um todo que precisa ser pensado como uma dinâmica contínua.

O Colégio Madre Imilda, enquanto Unidade de Ensino da Rede ICM de Educação, organiza seu currículo em conformidade com estas concepções. O conceito de Educação Básica agrega em si a noção de que o currículo de uma escola deve ser estruturado a partir dos princípios de organicidade, sequencialidade e articulação. Pensar o currículo de uma Unidade de Ensino como um todo orgânico nos remete à noção de verticalidade das diferentes áreas do conhecimento. Também nos desafia a pensarmos não em termos restritos de conteúdos a serem atingidos, mas sim em termos de competências a serem desenvolvidas ao longo do percurso curricular.

Entre as etapas, o que se espera é uma relação de articulação, integração e transição, que minimizem as distâncias metodológicas que, em sua grande maioria, são da cultura escolar, sem fundamentação pedagógica alguma.

Para demonstrar como a Unidade de Ensino pressupõe estas relações, apresenta-se a seguir, de forma esquemática, a concepção de currículo do Colégio Madre Imilda.

 

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