Rotinas e Horários do Ensino Fundamental

Anos Iniciais:

1º ano: entrada até às 13h15min. As crianças deverão ser acompanhadas por um adulto responsável até a sua sala de aula. Saída a partir das 17h15min, acompanhada pelo adulto responsável autorizado.

2º ano: entrada até às 13h15min pelo saguão do estacionamento. Saída na pista (do microfone) no estacionamento a partir das 17h25min.

3º ao 5º ano: entrada até às 13h15min pelo pátio do chafariz. Saída a partir de 17h25min pelo pátio do chafariz ou 17h45min no estacionamento.

Anos Finais:

6º ao 8º ano: 7h15min às 11h40min.

9º ano: 7h15min às 12h30min.

Entradas e saídas pelo saguão do estacionamento.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Rede ICM de Educação, desenvolvemos um processo formativo integral, ampliando a socialização e o conhecimento através de:

COOPERAÇÃO E CONSCIENCIA COLETIVA

Oportunizamos o desenvolvimento das competências socioemocionais que permitem o trabalho em equipe, de forma solidária e interativa, respeitando as diferenças e exercitando a capacidade de estabelecer e manter relações baseadas no diálogo, na ética e na cooperação, com vistas ao protagonismo de vida de cada estudante.

INICIAÇÃO CIENTIFICA E APRENDIZAGEM INVESTIGATIVA

Proporcionamos aos estudantes a integração, de forma qualificada, da ciência e da tecnologia com vistas ao desenvolvimento das competências que lhes permitem aguçar seu olhar investigativo, sua capacidade de estabelecer relações e aprender a aprender ao longo da vida.

ESPAÇOS LUDICOS E INOVADORES

Oferecemos espaços de aprendizagem alegres, interativos e organizados que

Estimulam a criatividade, agregando a importância do pensar e argumentar com a ludicidade, a interação, a autonomia e a vivência de valores.

COMPETÊNCIA COMUNICATIVA

Potencializamos a capacidade comunicativa, possibilitando ao estudante o desenvolvimento da autoria e da criticidade, através da compreensão leitora, da inferência e da interação com a diversidade cultural e com as diferentes linguagens.

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Estimulamos a pratica de uma vida saudável e sustentável, visando o cuidado consigo, com o outro e com o ambiente, de modo a contribuir com o equilíbrio ecológico e com a melhoria da qualidade de vida no Planeta.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Desenvolvemos o senso de organização e de sustentabilidade para a compreensão financeira de que as coisas têm preço e têm valor. Incentivamos a administração de recursos e o consumo consciente numa visão coletiva e humanitária.

Anos Finais do Ensino Fundamental

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede ICM de Educação, consolidamos os conhecimentos adquiridos, impulsionando o desenvolvimento intelectual do aluno ampliando suas experiências e práticas socioculturais, considerando:

PROTAGONISMO E LIDERANÇA

Promovemos o crescimento pessoal e coletivo, desenvolvimento da autonomia, a iniciativa, a colaboração, a participação, a ampliação de saberes e a competitividade saudável com ética e responsabilidade.

CIENTIFICIDADE E LETRAMENTO TECNOLÓGICO

Desafiamos o estudante a desenvolver o letramento tecnológico e a pesquisa científica, com foco na intervenção social, possibilitando a análise das informações e a formação de uma base sólida que leva à interação com conhecimentos, na criação de projetos inovadores que envolvam metodologias “faça você mesmo” para conectar saberes e trabalhar o protagonismo e o empreendedorismo.

ESPAÇOS COLABORATIVOS E CONECTADOS

Realizamos atividades e projetos em espaços híbridos, multimodais e inovadores que ressignificam a aprendizagem, com o apoio de metodologias ativas e das tecnologias digitais, desenvolvendo habilidades e competências e criando conexões entre os diversos saberes por meio de projetos de aprendizagem, numa perspectiva integradora.

APRENDER A APRENDER

Desenvolvemos competências e habilidades, com apoio de metodologias ativas, permitindo ao estudante continuar aprendendo ao longo de sua vida, a partir de uma base conceitual sólida, da ampliação das potencialidades cognitivas e do protagonismo no seu processo de aprendizagem.

SUSTENTABILIDADE E CUIDADO COM O MUNDO

Enfatizamos e desenvolvemos o sentido de pertencimento, a justiça social e o compromisso cidadão, através do fortalecimento da criticidade e da solidariedade, preparando o estudante para interagir com o mundo em que vive, respeitando as diferentes culturas.

AUTOGESTÃO FINANCEIRA

Desenvolvemos no estudante o pensar estratégico em relação ao gerenciamento de seus recursos, do tempo e da sua ação, construindo o senso ético e sustentável para a tomada de decisões, com foco na organização das finanças e no planejamento para uma vida melhor.