Os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II do Colégio Madre Imilda, desenvolveram o Projeto Gentileza, tendo em vista que o Dia da Gentileza é comemorado hoje, dia 13 de novembro. A atividade integra a disciplina de Filosofia, e despertou a capacidade reflexiva dos estudantes sobre o impacto ético de suas ações na vida dos outros e na sociedade em geral.
Para alcançar esse objetivo, os alunos assistiram ao filme “A Corrente do Bem”, conheceram a história e a obra do brasileiro José Datrino (mais conhecido como Profeta Gentileza) e, a partir da reflexão e compreensão crítica das mensagens e valores transmitidos em ambas as histórias, foram encorajados a praticar atos de gentileza, altruísmo e solidariedade no cotidiano.
As ações foram desde a distribuição de balas para quem limpa as salas de aula, presentes simbólicos, frases, bilhetes e cartas motivacionais até aulas de reforço para os colegas com dificuldades e “vaquinha” para a compra do lanche, além de campanhas de prevenção ao bullying e suicídio. As gentilezas ultrapassaram os muros do colégio, como a ajuda para atravessar a rua e a compra de comida para pessoas em situação de rua.
O Projeto Gentileza visa, não apenas ensinar a importância de valores como respeito, empatia e gentileza, mas também garantir que esses valores sejam realmente vivenciados e incorporados no cotidiano do estudante, tornando-se parte de sua identidade como pessoa e cidadão.
A incorporação desses valores é uma jornada que demanda tempo, prática e constância. E é precisamente na construção da estrutura intelectual necessária para a internalização desses valores que a disciplina de Filosofia desempenha papel crucial. Por meio dela, os alunos desenvolvem o pensamento crítico explorando questões como justiça, moralidade e ética a partir de suas próprias atitudes, promovendo não apenas a autoconsciência, mas também a cidadania ativa. Além disso, por meio da promoção da escuta, do diálogo e do debate, a Filosofia, oportuniza que eles aprendam a respeitar diferentes perspectivas e a expressar suas opiniões de maneira responsável e gentil, desenvolvendo, assim, habilidades sociais imprescindíveis, como empatia, comunicação eficaz, trabalho em equipe, dentre outras.
Em síntese, o Projeto Gentileza, com o suporte da disciplina de Filosofia, ultrapassa o mero ensino de valores. Ele aspira transformar o comportamento dos educandos, de modo que se tornem indivíduos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, onde a gentileza não é apenas um conceito, mas sim um princípio vivenciado e incorporado em cada ação.
Andréia Bonho Borba, professora de Filosofia do Colégio Madre Imilda.