Projeto torna estudantes autores de livros

Atividade resulta em desenvolvimento de habilidades, protagonismo infantil e transformação.

O Colégio Madre Imilda promoveu o evento de autógrafos dos livros criados pelos estudantes do Pré 2, 2º e 5º anos. Ao longo desse semestre cerca de 350 alunos foram incentivados a redigir suas próprias histórias e a ilustrar com desenhos, buscando transformá-los em verdadeiros autores de livros personalizados.

O “Projeto Estante Mágica” desenvolveu a leitura, a escrita, a autoestima, a expressão de sentimentos e competências socioemocionais. As crianças do Pré, por exemplo, criaram suas narrativas através da construção do enredo a partir dos elementos que compõem uma história.

A professora de uma das turmas, Janine Marasca, explica que a atividade aplicada às crianças menores despertou a oralidade, organização da sequência de fatos, expressão artística e a interpretação dos desenhos. “Eles estão muito motivados e radiantes com suas produções”, conta.

Julia Caus, seis anos, autografou para os pais o livro e disse que o personagem que mais gostou foi o dragão. Raquel Menon Lovatel estava orgulhosa da filha, Cecília Lovatel Costa, cinco anos. “Ela me contou parcialmente sobre a história, mas agora vendo o livro pronto estou impressionada com a evolução dela”.

           Para o coordenador pedagógico, Toni Olsen, “a proposta proporcionou o desenvolvimento de habilidades, uma vez que os estudantes estiveram imersos e focados no gênero textual narrativo, explorando conceitos gramaticais, a leitura e a escrita”.

Conclusão de Etapa – Ensino Médio
Jogos Escolares Internos 2023