Visando a tecnologia na escola e a aproximação com os alunos, Felipe Grego, aluno do 3º ano do Ensino Médio, criou um GeoFiltro personalizado do Colégio Puríssimo para o Snapchat.
Para criar o GeoFiltro do Colégio, Felipe, que tem facilidade com design, usou o Photoshop e demorou cerca de trinta minutos para que fosse concluído. “Eu gosto muito e eu pretendo seguir isso como carreira, então desde pequeno, com 10, 11 anos eu já comecei a mexer nessas coisas”, explica o aluno que pretende cursar Design Gráfico.
O Snapchat é uma rede social de mensagens instantâneas em celulares que possuem sistema Android ou iOS, desenvolvido por estudantes da Universidade Stanford. No aplicativo, podem ser enviados textos, fotos e vídeos, porém o que o difere das outras redes sociais é que esse conteúdo só pode ser visto apenas uma vez, pois ele é deletado pelo próprio aplicativo alguns segundos após a visualização.
Essa característica do aplicativo fez com que ele se popularizasse entre os jovens, que compartilham materiais que os usuários não gostariam que fossem copiados em outros locais. Segundo Felipe, ele e seus amigos costumam passar horas do dia no aplicativo, o que fez com que ele tivesse a ideia de criar o filtro. “Eu sempre gostei muito de mexer com imagens, som e vídeos e eu tenho muito tempo livre, o pessoal fica quase 24h por dia no Snapchat , e aí eu tive essa ideia em casa”, conta.
GeoFiltro é um dos recursos do aplicativo que adiciona uma moldura, um filtro geográfico do local em que estão no momento da foto, eles são personalizados em alguns locais específicos do mundo. Todo usuário pode criar GeoFiltros gratuitamente, desde que não use logos nas figuras, e todos passam pela avaliação da equipe do Snapchat.
Os filtros geográficos do Snapchat fazem parte da comunicação dos consumidores, no caso do Colégio, os alunos podem interagir uns com os outros através do aplicativo agregado ao filtro e reforçar o nome do Puríssimo. O criador do GeoFiltro acredita que os alunos irão usar bastante durante os intervalos, uma vez que eles já utilizam o aplicativo. Adicionar o filtro torna a brincadeira mais interessante.
Além do GeoFiltro do Puríssimo, Felipe Grego também criou um específico da cidade de Rio Claro, porém, é com o do Colégio que ele pretende fazer seu nome. “Ano que vem eu vou sair da escola, então fica como legado, o pessoal que vem aqui, alunos e as pessoas que vêm em feiras, podem tirar as fotos e colocar o filtro”, conclui.