Principais orientações
Para garantir um ambiente de aprendizado harmonioso e produtivo, apresentamos as principais normas do Colégio Puríssimo. Contamos com a parceria da família para o cumprimento dessas diretrizes, essenciais para o desenvolvimento de nossos alunos.
Comunicação Eficaz e Organizada
- Aplicativo “Rede ICM”: Ele será nosso principal canal para mensagens rápidas, avisos e conversas com as professoras e a coordenação.
- Atendimento Agendado: Caso precisem conversar com as professoras, por favor, agendem um horário por meio do aplicativo “Rede ICM”. Assim, será possível oferecer a vocês a atenção que merecem, em um momento exclusivo.
Pontualidade e Compromisso
- Horários de Entrada e Saída: respeitar os horários de entrada e saída é muito importante, já que os atrasos podem gerar insegurança e ansiedade nas crianças, além de perder algumas vivências importantes.
Turno da Manhã: das 7h20 às 11h50
Turno da Tarde: das 13h às 17h30
- Saída Durante a Aula: Se seu filho precisar sair da escola durante o período de aula, por favor, informem com antecedência à professora, via aplicativo. Caso a criança precise ir embora com alguém não autorizado na ficha informativa, é fundamental que conste o nome completo e o RG da pessoa autorizada a fazer a retirada.
- Uniforme: o uso do uniforme é imprescindível (verão e inverno) e ele deve ter a identificação da criança. Para a segurança e conforto, não é permitido o uso de sandálias com saltos altos e chinelos.
Demais normas e orientações serão entregues à família no início das aulas.
Normas Ensino Fundamental Anos Finais – 6º ao 9º ano.
As normas escolares são fundamentais para garantir condições de aprendizagem a todos os estudantes, organizar o trabalho pedagógico, prevenir posturas inadequadas, desenvolver um ambiente escolar acolhedor, garantindo a convivência harmoniosa e o respeito mútuo.
Ainda, as normativas auxiliam na construção da cidadania tangenciando valores como responsabilidade, princípios éticos e morais contribuindo, portanto, na formação integral dos estudantes.
- Postura disciplinar
A postura disciplinar incentiva os estudantes a serem responsáveis, respeitosos e comprometidos em suas tarefas, contribuindo para que a convivência com seus pares seja agradável e harmônica. Longe de ser uma ferramenta de controle autoritário, a disciplina é uma habilidade que os estudantes levam consigo ao longo da vida.
Assim:
- Os estudantes deverão zelar pelo espaço físico e mobiliário da escola;
- Não será permitido ao estudante se ausentar da sala de aula para o uso de telefone e aquisição de fotocópias de material escolar, empréstimo de materiais em outras salas e compras na cantina;
- Não é permitida a compra de qualquer tipo de alimento, por aplicativos, a ser entregue no Colégio. Dentro do ambiente escolar, os estudantes poderão trazer seus lanches de casa ou adquiri-los na cantina escolar;
- Os estudantes não são autorizados a mascar chiclete ou ingerir alimentos durante as aulas;
- É proibido trazer para o Colégio bolas ou qualquer objeto que não seja de uso escolar;
- Não é permitida a venda de produtos e objetos por parte dos estudantes no ambiente escolar;
- Não é autorizada a realização de festas e comemorações dentro do ambiente escolar, sem a prévia autorização da coordenação e direção. Assim, a organização de qualquer evento deve ser alinhada e combinada, com antecedência, junto à coordenação.
Observação: os acontecimentos ocorridos dentro do ambiente escolar e as sanções previstas em Regimento Escolar serão comunicados apenas às famílias dos estudantes nessa condição.
- Uso do uniforme escolar
É obrigatório o uso do uniforme escolar (no período de aulas, no horário inverso, durante as aulas de educação física, saídas pedagógicas e demais atividades do colégio).
Pedimos a gentileza de identificar com o nome completo do estudante, as etiquetas das peças. Facilitará a devolução em caso de perda!
OBSERVAÇÃO: para as aulas de Educação Física é obrigatório o uso de tênis.
- Material escolar
Todos os materiais deverão estar identificados com o nome completo do estudante, contribuindo para a devolução em caso de perda;
Os estudantes deverão zelar pelos materiais escolares ou não, trazidos ao Colégio.
Dessa forma, a coordenação não se responsabiliza pela perda ou extravio desses itens.
- Uso de dispositivos eletrônicos
Conforme texto da Lei Federal no 15.100, de 13 de janeiro de 2025, o uso de telefones celulares e quaisquer outros dispositivos eletrônicos, com acesso à internet, estão proibidos nas salas de aula e demais dependências do Colégio.
Recomendamos que o estudante NÃO TRAGA aparelhos dessa natureza. Em caso de descumprimento do previsto na legislação, o Colégio aplicará as sanções disciplinares previstas no Regimento Escolar:
- Retenção do aparelho e comunicação à família para retirada pelos responsáveis e ciência da advertência escrita;
- Suspensão das atividades escolares.
Contamos com a colaboração dos responsáveis nessa empreitada. O Colégio não se responsabiliza pelos aparelhos trazidos.