Novo Ensino Médio
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.
Itinerários Formativos
Os itinerários formativos são conjuntos de atividades, laboratórios, grupos de estudo, estágios e demais experiências formativas, tendo como objetivo consolidar o conhecimento adquirido em sala e integrá-lo à realidade fora da escola. Eles foram organizados levando-se em conta os eixos estruturantes, os quais delineiam a abordagem de cada itinerário, e estão divididos em quatro categorias propostas pelo MEC:
EIXOS ESTRUTURANTES:
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Trabalha com o conhecimento sistematizado, através de práticas e produções científicas e objetiva instigar a capacidade investigativa dos jovens, orientando na identificação de fontes confiáveis e instruindo sobre a ética no uso de dados.
MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO CULTURAL
Articula projetos de mobilização e intervenções ambientais/culturais. Diante de um problema os alunos aprendem a elaborar planos de ação resolutivos e que previnam o desdobramento de novos conflitos. Compreender a relevância de projetos sociais/culturais, aprendendo a desenvolvê-los criando condições para transformar realidades e expandir horizontes.
PROCESSOS CRIATIVOS
Provoca os alunos a elaborar soluções efetivas e inovadoras. Produtos, serviços comunicacionais, intervenções artísticas entre outros. Fomentar a capacidade de criar e executar resoluções criativas e funcionais.
EMPREENDEDORISMO
Identifica causas e áreas que onde os alunos gostariam de impactar com seu empreendimento e recebem suporte para desenvolvê-lo na perspectiva empresarial. Aprendem a analisar o mercado, identificar desafios, planejar testes, desenvolver capacidades de gestão e a lapidar ideias iniciais até que se tornem mais atrativas e vantajosas.
O projeto inicial nacional do Novo Ensino Médio previa um máximo de 1800 horas de Formação Geral Básica e um mínimo de 1200 horas de Itinerários Formativos. No ano de 2023 o projeto passou por análise nacional e nova avaliação do MEC, o qual propôs alterações na distribuição da carga horária total dessa etapa, passando a Formação Geral Básica para um máximo de 2400 horas e um mínimo de 600 horas de Itinerários Formativos.
Novo Ensino Médio no Colégio Puríssimo
Nosso Ensino Médio conta com uma carga horária bastante superior ao mínimo estabelecido, fazendo com que os alunos retornem para atividades em algumas tardes. Esse projeto de Novo Ensino Médio trabalha com os 4 eixos estruturantes, além de uma carga considerável de Itinerários Propedêuticos, os quais estão acompanhados de simulados diversos externos (Sistema de Ensino Poliedro), para que possamos aferir, de maneira mais precisa, o real conhecimento adquirido por nossos alunos.
Todos os Itinerários Formativos possuem “intencionalidade pedagógica”, ou seja, estão colocados no projeto para que os alunos possam amarrar os conteúdos estudados, transformando-os em conhecimento.
Nossos professores e equipe de coordenação foram certificados pelo Sistema de Ensino Poliedro para o trabalho com o Novo Ensino Médio, com formações específicas sobre o tema.
Além das mudanças na matriz curricular, toda a metodologia de ensino foi reavaliada, utilizando-se nos itinerários as Metodologias Ativas de Aprendizagem. O processo avaliativo também foi modificado.
Nosso Processo Avaliativo do Ensino Médio é plural e, de fato, processual. Para a análise das notas dos alunos, levamos em conta Provas Oficiais, Práticas de Laboratório e Atividades “Maker”, Simulados, Procedimentos Cotidianos, Atividades Avaliativas Diversas, Produção Textual, Projetos Sociais, Olimpíadas Científicas, Empresa Júnior Puríssimo, Esportes, Artes, entre outros.
Dessa forma, o aluno é visto como um ser humano único em formação, com competências e habilidades que podem ser aprimoradas, sem deixar de lado sua identidade.
Projetos mão-na-massa e práticas experimentais realizadas nos Laboratórios de Ciências da Natureza potencializam o “saber fazer”, aplicando em atividades práticas os conhecimentos adquiridos pelos alunos em itinerários formativos e em disciplinas de Formação Geral Básica. O Colégio conta até com um programa de “Empresa Júnior”, na qual os alunos simulam uma verdadeira empresa e resolvem problemas práticos com muita dedicação e criatividade.
Os Itinerários trabalham, ainda, com projetos práticos que visam resolver problemas da comunidade interna e externa. Esses projetos já foram agraciados com importantes premiações, entre elas o “Prêmio Excelência Poliedro”, em diversas oportunidades, FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), FEBIC (Feira Brasileira de Iniciação Científica), FEMIC (Feira Mineira de Iniciação Científica) e MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia).
Na Terceira Série do Ensino Médio a matriz curricular conta com 41 aulas semanais, incluindo “Formação Geral Básica” e “Itinerários Propedêuticos”, os quais são acompanhados de simulados nos modelos ENEM, FUVEST, UNESP e UNICAMP, distribuídos durante todo o ano letivo, ajudando na formação do aluno para o ingresso na vida Universitária. Nessa série os alunos preparam-se para o ingresso nas melhores universidades, nacionais e internacionais.