Avaliação da Aprendizagem

A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e é realizada durante o processo de construção e de reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno, permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor, atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu planejamento de ensino e requerem o protagonismo do estudante.

Instrumentos da Avaliação

Para verificar o desempenho escolar do aluno, são utilizadas estratégias e instrumentos diversificados que especificam a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências.

No Ensino Médio, a avaliação permite analisar como o aluno constrói a sua própria aprendizagem, a partir da integração e da mobilização dos diferentes saberes.  Nosso Processo Avaliativo do Ensino Médio é plural e, de fato, processual. Para a análise das notas dos alunos, levamos em conta Provas Oficiais, Práticas de Laboratório e Atividades “Maker”, Simulados, Procedimentos Cotidianos, Atividades Avaliativas Diversas, Produção Textual, Projetos Sociais, Olimpíadas Científicas, Empresa Júnior Puríssimo, Esportes, Artes, entre outros.

Dessa forma, o aluno é visto como um ser humano único em formação, com competências e habilidades que podem ser aprimoradas, sem deixar de lado sua identidade.