fbpx

 

Avaliação da Aprendizagem

A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e é realizada durante o processo de construção e de reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno, permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor, atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu planejamento de ensino.

 

Instrumentos da Avaliação

Para verificar o desempenho escolar do aluno, são utilizadas estratégias e instrumentos diversificados que especificam a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências.

No Ensino Médio, a avaliação permite analisar como o aluno constrói a sua própria aprendizagem, a partir da integração e da mobilização dos diferentes saberes.  Compreende:

  1. provas – instrumentos de verificação das expectativas de aprendizagem que englobam conteúdos, habilidades e competências trabalhadas ao longo das etapas letivas, seguindo o planejamento de ensino para cada turma no ano letivo;
  2. atividades diversificadas – são atividades, simulados, relatórios, produções orais e escritas e trabalhos, em que se pretende verificar o desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem dos conteúdos, das habilidades, das competências e dos valores, definidos para cada turma no planejamento de ensino, podendo ser de diferentes formas, de acordo com as demandas pedagógicas da turma.

 

Composição da Nota Trimestral

A nota final do aluno do Ensino Médio será composta segundo os critérios:

 

PROVAS SIMULADOS REDAÇÃO PROCEDIMENTOS
5,0 2,0 1,0 2,0

 

  • Provas – Provas discursivas por componente curricular (nota máxima = 5,0).

 

  • Simulados – Simulados gerados pelos professores com a matéria do Trimestre. As notas são distribuídas por faixas de acerto (nota máxima = 2,0 – ver tabela).

 

Acertos Nota
0 0
1 a 10 0,4
11 a 20 0,6
21 a 30 0,8
31 a 40 1,0
41-50 1,4
51- 60 1,6
61 a 70 1,8
71 a 90 2,0

 

  • Redação – Escritas, reescritas e projeto.

 

  • Procedimentos – Tarefas, Trabalhos (entrega e pontualidade), Participação em Sala de Aula, Produções.

 

* Aulas de Educação Física e ACER serão avaliadas por produções, assiduidade e procedimentos.

 

 

Expressão de Resultados

No Ensino Médio, os resultados da avaliação são expressos por meio de notas, em uma escala decimal de zero (0,0) a dez (10,0), representando o grau de desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem definidas no planejamento de ensino da turma, para cada componente curricular.

A nota final atribuída ao aluno resulta da média ponderada entre os graus obtidos em cada trimestre, conforme registro a seguir:

  1. O primeiro trimestre, peso 1.
  2. O segundo trimestre, peso 1.

III.  O terceiro trimestre, peso 2.

Promoção

No Ensino Médio, é aprovado o aluno que obtiver nota seis (6,0) como média anual, após o término do 3° trimestre, em cada um dos componentes curriculares e, no mínimo, 75% de frequência do total das horas letivas de acordo com a legislação vigente.

A nota final do ano letivo se constitui na média ponderada, observada a proporção dos pesos de cada trimestre, utilizando-se da regra descrita no item Expressão de Resultados, para obtenção do resultado final.

 

Estudos de Recuperação

A Unidade de Ensino Colégio Puríssimo Coração de Maria oferece estudos de recuperação, ao longo do ano letivo, constituindo-se no acompanhamento ao aluno. Oportuniza condições de crescimento mínimo e indispensável para o prosseguimento dos estudos, com a finalidade de sanar deficiências e dificuldades.

Os estudos de recuperação ocorrem de forma contínua e processual, sendo oferecidos ao aluno com baixo rendimento escolar, diagnosticados durante o processo de ensino e de aprendizagem, ao longo do trimestre, com intencionalidade de recuperar conteúdos, habilidades e competências.

Os estudos de recuperação fazem parte do planejamento trimestral. Esses estudos não incluem recuperação entre períodos.

Ao aluno que obtiver média inferior a seis (6,0), no trimestre, são oferecidos estudos de recuperação que lhe permitam a reconstrução da aprendizagem e desenvolvam as habilidades mínimas exigidas no processo, de acordo com as especificidades de cada turma.

As atividades dos Estudos de Recuperação não alterarão as notas do trimestre. Essas atividades servirão para recuperar conteúdos e não notas.

As atividades serão oferecidas para todos os alunos que não atingirem 60% da nota da prova do professor (3,0 pontos na prova de disciplina com um único professor e 1,5 pontos na prova de disciplinas com dois professores). Essas tarefas não alteram a nota do aluno (recuperação de conteúdo) e serão levadas em conta, caso necessário, no processo de Recuperação Final.

Os Estudos de Recuperação serão utilizados ao final do processo, caso o aluno fique em Recuperação Final, computando até 2,0 pontos da nota REC. A prova final de Recuperação valerá até 8,0 pontos.

Assim a REC será calculada como:

REC = Estudos de Recuperação + Prova de Recuperação Final

 

Ao aluno que, após a realização da avaliação regular do terceiro trimestre, não obtiver média ponderada (6,0) seis, no ano, são oferecidos Estudos de Recuperação, visando à média mínima de cinco (5,0) para a promoção.

Para a obtenção do Resultado Final da Média dos Trimestres, utiliza-se a seguinte regra:

 

Para o resultado da Média Final com a Recuperação de Estudos do 3º trimestre, utiliza-se a seguinte regra:

O aluno que obtiver média aritmética final inferior a cinco (5,0), após os estudos de recuperação do terceiro trimestre letivo, será reprovado.

O aluno com frequência inferior a 75% do total das horas letivas, conforme determina a legislação vigente, será considerado reprovado.

 

Calendário de avaliações 2019 – Ensino Médio

Menu