ENSINO FUNDAMENTAL I

Avaliação da Aprendizagem

A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e é realizada durante o processo de construção e de reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno, permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor, atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu planejamento de ensino. Esses processos compreendem as seguintes dimensões da avaliação:

  1. diagnósticamediadora, inclusiva e reguladora – É a avaliação do que já foi aprendido, visando ao reconhecimento dos caminhos percorridos e à identificação daqueles a serem redimensionados no processo de construção de conhecimentos e de saberes e na dinamização de níveis mais complexos de conhecimento;
  2. contínua e processual, formativa e integradora– Busca privilegiar as potencialidades, as habilidades, as competências e o crescimento para a autonomia e a cidadania, efetivados por meio de atividades formais e informais, realizadas em sala ou extraclasse para orientar o professor e o aluno sobre estratégias a serem adotadas para melhorar o desempenho acadêmico e facilitar o processo de aprendizagem de cada aluno. São utilizados instrumentos avaliativos de registro das mais diversas formas e possibilidades do aluno;
  • atitudinal – Avalia-se a capacidade de resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação, participação colaborativa em sala de aula, esclarecimento de dúvidas, regularidade na entrega de tarefas e de trabalhos, hábitos de estudo entre outras habilidades que agregam à prática pedagógica a dialogicidade como meio para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e para a busca da construção de um sujeito interativo, ético, crítico e solidário.

A verificação do rendimento escolar é parte integrante do processo educativo e observará os seguintes critérios:

  1. avaliação contínua e formativa do desempenho do aluno nas atividades curriculares, considerando os resultados acadêmicos bem como o desenvolvimento relativo ao longo do ano das habilidades descritas na seção da avaliação deste regimento;
  2. aproveitamento de estudos concluídos com êxito.

 

Instrumentos da Avaliação

Para verificar o desempenho escolar do aluno, são utilizadas estratégias e instrumentos diversificados que especificam a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências.

 

 

No 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental, a avaliação compreende:

  1. provas – instrumentos de verificação das expectativas de aprendizagem que englobam conteúdos, habilidades e competências trabalhadas ao longo das etapas letivas, seguindo o planejamento de ensino para cada turma no ano letivo;
  2. atividades diversificadas – permitem verificar a aquisição de recursos cognitivos que favoreçam a autonomia do aluno, através do registro de observações, simulados, relatórios, produções orais e escritas e trabalhos, podendo ser de diferentes formas e possibilidades de expressão, de acordo com as demandas pedagógicas da turma.

A forma de organização e a sequência dos instrumentos de avaliação, em cada trimestre, estão definidas no Plano de Gestão.

 

Expressão de Resultados

No 1º ano do Ensino Fundamental, o resultado do processo de avaliação é expresso por meio de parecer descritivo trimestral.

Do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, o resultado da avaliação é expresso por meio de notas, em uma escala decimal de zero (0,0) a dez (10,0), representando o grau de desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem definidas no planejamento de ensino da turma, em cada área do conhecimento.

As expectativas de aprendizagem indicam os conteúdos, as habilidades e as competências que são desenvolvidas na etapa letiva correspondente e que são verificadas pelos instrumentos de avaliação a cada trimestre.

A nota final atribuída ao aluno resulta da média ponderada entre os graus obtidos em cada trimestre, conforme registro a seguir:

  1. O primeiro trimestre, peso 1.
  2. O segundo trimestre, peso 1.

                                     III.  O terceiro trimestre, peso 2.

 

Promoção

Do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental, em conformidade com a legislação vigente, a promoção é automática, levando em consideração o processo de alfabetização. Caso o(a) professor(a) julgue pertinente, pode indicar aos pais a continuidade do(a) aluno(a) na mesma turma no ano seguinte.

No 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, é aprovado o aluno que obtiver nota seis como média anual, após o término do 3° trimestre, em cada uma das áreas do conhecimento e tiver, no mínimo, 75% de frequência do total das horas letivas de acordo com a legislação vigente.

 

Estudos de Recuperação

A Unidade de Ensino Colégio Puríssimo Coração de Maria oferece estudos de recuperação, ao longo do ano letivo, constituindo-se no acompanhamento ao aluno. Oportuniza condições de crescimento mínimo e indispensável para o prosseguimento dos estudos, com a finalidade de sanar deficiências e dificuldades. São oferecidas diversas formas de atividades, através de trabalhos diversificados, tarefas, atendimentos em grupos e individualizados.

Os estudos de recuperação ocorrem de forma contínua e processual, sendo oferecidos ao aluno com baixo rendimento escolar, diagnosticados durante o processo de ensino e de aprendizagem, ao longo do trimestre, com intencionalidade de recuperar conteúdos, habilidades e competências.

Os estudos de recuperação são coordenados pelo professor da turma e ou do componente curricular e fazem parte do seu planejamento trimestral. Esses estudos não incluem recuperação entre períodos.

Ao aluno que obtiver média inferior a seis (6,0), no trimestre, são oferecidos estudos de recuperação que lhe permitam a reconstrução da aprendizagem e desenvolvam as habilidades mínimas exigidas no processo, de acordo com as especificidades de cada turma.

Ao aluno que, após a realização da avaliação regular do terceiro trimestre, não obtiver média ponderada (6,0) seis, no ano, são oferecidos Estudos de Recuperação, visando à  média mínima de cinco (5,0) para a promoção.

 

Para a obtenção do Resultado Final da Média dos Trimestres, utiliza-se a seguinte regra:

Para o resultado da Média Final com a Recuperação de Estudos do 3º trimestre, utiliza-se a seguinte regra:

O aluno que obtiver média aritmética final inferior a cinco (5,0), após os estudos de recuperação do terceiro trimestre letivo, será reprovado.

O aluno com frequência inferior a 75% do total das horas letivas, conforme determina a legislação vigente, será considerado reprovado.

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

Avaliação da Aprendizagem

A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e é realizada durante o processo de construção e de reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno, permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor, atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu planejamento de ensino.

Instrumentos da Avaliação

Para verificar o desempenho escolar do aluno, são utilizadas estratégias e instrumentos diversificados que especificam a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências.

Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a avaliação permite analisar como o aluno constrói a sua própria aprendizagem, a partir da integração e da mobilização dos diferentes saberes.  Compreende:

  1. provas – instrumentos de verificação das expectativas de aprendizagem que englobam conteúdos, habilidades e competências trabalhadas ao longo das etapas letivas, seguindo o planejamento de ensino para cada turma no ano letivo;
  2. atividades diversificadas – são atividades, simulados, relatórios, produções orais e escritas e trabalhos, em que se pretende verificar o desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem dos conteúdos, das habilidades, das competências e dos valores, definidos para cada turma no planejamento de ensino, podendo ser de diferentes formas, de acordo com as demandas pedagógicas da turma.

 

Expressão de Resultados

Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os resultados da avaliação são expressos por meio de notas, em uma escala decimal de zero (0,0) a dez (10,0), representando o grau de desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem definidas no planejamento de ensino da turma, para cada componente curricular.

A nota final atribuída ao aluno resulta da média ponderada entre os graus obtidos em cada trimestre, conforme registro a seguir:

  1. O primeiro trimestre, peso 1.
  2. O segundo trimestre, peso 1.

                                     III.  O terceiro trimestre, peso 2.

Promoção

Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, é aprovado o aluno que obtiver nota seis (6,0) como média anual, após o término do 3° trimestre, em cada um dos componentes curriculares e, no mínimo, 75% de frequência do total das horas letivas de acordo com a legislação vigente.

A nota final do ano letivo se constitui na média ponderada, observada a proporção dos pesos de cada trimestre, utilizando-se da regra descrita no item Expressão de Resultados, para obtenção do resultado final.

 

Estudos de Recuperação

A Unidade de Ensino Colégio Puríssimo Coração de Maria oferece estudos de recuperação, ao longo do ano letivo, constituindo-se no acompanhamento ao aluno. Oportuniza condições de crescimento mínimo e indispensável para o prosseguimento dos estudos, com a finalidade de sanar deficiências e dificuldades. São oferecidas diversas formas de atividades, através de trabalhos diversificados, tarefas, atendimentos em grupos e individualizados.

Os estudos de recuperação ocorrem de forma contínua e processual, sendo oferecidos ao aluno com baixo rendimento escolar, diagnosticados durante o processo de ensino e de aprendizagem, ao longo do trimestre, com intencionalidade de recuperar conteúdos, habilidades e competências. Esses estudos não incluem recuperação entre períodos.

Ao aluno que obtiver média inferior a seis (6,0), no trimestre, são oferecidos estudos de recuperação que lhe permitam a reconstrução da aprendizagem e desenvolvam as habilidades mínimas exigidas no processo, de acordo com as especificidades de cada turma.

As atividades dos Estudos de Recuperação não alterarão as notas do trimestre. Essas atividades servirão para recuperar conteúdos e não notas.

Essas tarefas não alteram a nota do aluno (recuperação de conteúdo) e serão levadas em conta, caso necessário, no processo de Recuperação Final.

Os Estudos de Recuperação serão utilizados ao final do processo, caso o aluno fique em Recuperação Final, computando até 2,0 pontos da nota REC. A prova final de Recuperação valerá até 8,0 pontos.

Assim a REC será calculada como:

 

REC = Estudos de Recuperação + Prova de Recuperação Final

 

Ao aluno que, após a realização da avaliação regular do terceiro trimestre, não obtiver média ponderada (6,0) seis, no ano, são oferecidos Estudos de Recuperação, visando à  média mínima de cinco (5,0) para a promoção.

 

Para a obtenção do Resultado Final da Média dos Trimestres, utiliza-se a seguinte regra:

Para o resultado da Média Final com a Recuperação de Estudos do 3º trimestre, utiliza-se a seguinte regra:

O aluno que obtiver média aritmética final inferior a cinco (5,0), após os estudos de recuperação do terceiro trimestre letivo, será reprovado.

O aluno com frequência inferior a 75% do total das horas letivas, conforme determina a legislação vigente, será considerado reprovado.

 

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES – EF II

Novembro

Calendário de Avaliações – 61M

Calendário de Avaliações – 62M

Calendário de Avaliações – 61T

Calendário de Avaliações – 71M

Calendário de Avaliações – 72M

Calendário de Avaliações – 71T

Calendário de Avaliações – 81M

Calendário de Avaliações – 82M

Calendário de Avaliações – 81T

Calendário de Avaliações – 91M

Calendário de Avaliações – 92M

Calendário de Avaliações – 91T