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Avaliação da Aprendizagem

A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e é realizada durante o processo de construção e de reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno, permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor, atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu planejamento de ensino. Esses processos compreendem as seguintes dimensões da avaliação:

  1. diagnósticamediadora, inclusiva e reguladora – É a avaliação do que já foi aprendido, visando ao reconhecimento dos caminhos percorridos e à identificação daqueles a serem redimensionados no processo de construção de conhecimentos e de saberes e na dinamização de níveis mais complexos de conhecimento;
  2. contínua e processual, formativa e integradora– Busca privilegiar as potencialidades, as habilidades, as competências e o crescimento para a autonomia e a cidadania, efetivados por meio de atividades formais e informais, realizadas em sala ou extraclasse para orientar o professor e o aluno sobre estratégias a serem adotadas para melhorar o desempenho acadêmico e facilitar o processo de aprendizagem de cada aluno. São utilizados instrumentos avaliativos de registro das mais diversas formas e possibilidades do aluno;
  • atitudinal – Avalia-se a capacidade de resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação, participação colaborativa em sala de aula, esclarecimento de dúvidas, regularidade na entrega de tarefas e de trabalhos, hábitos de estudo entre outras habilidades que agregam à prática pedagógica a dialogicidade como meio para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e para a busca da construção de um sujeito interativo, ético, crítico e solidário.

 

A verificação do rendimento escolar é parte integrante do processo educativo e observará os seguintes critérios:

  1. avaliação contínua e formativa do desempenho do aluno nas atividades curriculares, considerando os resultados acadêmicos bem como o desenvolvimento relativo ao longo do ano das habilidades descritas na seção da avaliação deste regimento;
  2. aproveitamento de estudos concluídos com êxito.

 

Instrumentos da Avaliação

Para verificar o desempenho escolar do aluno, são utilizadas estratégias e instrumentos diversificados que especificam a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências. Na Educação Infantil, a avaliação estrutura-se em atividades diversificadas, através de observações diárias, de registros, de relatórios, de imagens e de pareceres descritivos. Objetiva-se acompanhar seu processo de socialização e verificar o desenvolvimento pleno do aluno frente às expectativas de aprendizagem referentes às habilidades, às competências e aos valores, definidas para cada turma no planejamento de ensino.

A forma de organização e a sequência dos instrumentos de avaliação, em cada trimestre, estão definidas no Plano de Gestão.

 

Expressão de Resultados

Na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, o resultado do processo de avaliação é expresso por meio de parecer descritivo trimestral.

Promoção

Na Educação Infantil, em conformidade com a legislação vigente, a promoção é automática. Caso a professora julgue pertinente, a mesma pode indicar aos pais a continuidade do(a) aluno(a) na mesma turma no ano seguinte.

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