Proposta Pedagógica

A Educação Infantil do Colégio Puríssimo apoia-se em cronograma de rotinas semanais, como cuidados com a higiene (exemplo: escovação bucal) e outras atividades, que ocorrem em diferentes ambientes: a roda da conversa como estímulo à verbalização; a recreação no parque, na sala de jogos e na sala de brinquedos; a leitura na Biblioteca; as aulas de informática e iPad’s; as aulas de Artes; de Educação Física realizadas na Quadra Poliesportiva; além de aulas de Música e do Programa Bilíngue.

O trabalho ao longo do ano é dividido em três trimestres: em cada um são desenvolvidos projetos cujos temas são previamente selecionados. Os materiais são confeccionados pelas próprias crianças com o auxílio das professoras e monitoras. A avaliação é realizada em diferentes momentos e situações variadas, respeitando a individualidade de cada criança e ao longo de todo o processo de construção da aprendizagem.

Estimulamos o hábito alimentar saudável com lanche balanceado por nutricionista e dividido em dois momentos, primeiramente suco e pão / bolacha / salgado assado/bolo e depois fruta (da época).

Incentivamos o trabalho com o material coletivo, onde as crianças compartilham os lápis, tesouras, colas, canetinhas, massinhas de modelar, borrachas, tintas e demais materiais escolares.

Encontramos na Educação Infantil das Unidades de Ensino da Rede ICM de Educação, uma proposta de aprendizagem integral, valorizando:

  • Identidade e Autonomia;
  • Criatividade;
  • Espaços Lúdicos e Criativos;
  • Aprendizagem nas diferentes linguagens;
  • Cuidado, Convivência e Afeto;
  • Educar, Cuidar e Brincar.