Sobre a Unidade de Educação

                       

O Colégio Puríssimo Coração de Maria é uma instituição mantida pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria – Rede ICM, que desenvolve uma educação fundamentada nos princípios básicos das Diretrizes e Bases da Educação Escolar e no Projeto Educativo elaborado pelo Setor Pedagógico da Congregação, cujos alicerces são os ensinamentos de sua fundadora, Bárbara Maix, assegurando aos alunos a oportunidade de desenvolver potencialidades que os capacitem para o exercício de uma cidadania mais justa e fraterna.

“Educar para a Vida” é a máxima do Colégio Puríssimo que, nesse contexto, tem como missão envolver a criança e o adolescente no processo pedagógico, priorizando todos os seus aspectos – racional, social, emocional, físico, psíquico e espiritual. Situado na área central de Rio Claro, interior de São Paulo, o Colégio oferece cursos:

– Educação Infantil

– Ensino Fundamental

– Ensino Médio

– Curso Pré-vestibular

– Turno Integral

Com mais de 100 anos de tradição, o Puríssimo tem como compromisso a transformação do ser humano – e isso faz com que o aluno aprenda a relacionar o conhecimento construído em sala de aula com a vida cotidiana.

História

Dia 15 de maio de 1909 – começo da história do Colégio Puríssimo Coração de Maria. Foi nessa data que a construção de um sonho tornou-se realidade.
Encontros, conversas e troca de ideias entre o Monsenhor Francisco Botti, vigário da cidade de Rio Claro, e a Madre Clementina, da Congregação do Imaculado Coração de Maria, foram o princípio de uma trajetória de sucessos.
No início, a escola se dedicava à educação de meninas. Mais adiante, passou a admitir homens para, posteriormente, no ano de 1927, manter internato e semi-internato exclusivamente feminino. Em 1928 foi autorizado o funcionamento da Escola Normal Livre Puríssimo Coração de Maria, sendo a primeira Escola Normal do interior de São Paulo, um acontecimento marcante na comunidade. O Curso Normal funcionaria por 70 anos.
Com a modernização da sociedade e da educação, houve uma reformulação e as turmas tornaram-se mistas. Ao longo desses anos de história, o Colégio ofereceu curso de Formação de Professores Primários, Curso Ginasial, Curso Supletivo de 1º e 2º graus, Técnico em Eletrônica e Ensino Médio. Com os seus diferentes cursos, passou a denominar-se Escola Puríssimo Coração de Maria. Já com a criação do Ensino Médio, em agosto de 2000, a escola voltou novamente a chamar-se Colégio Puríssimo Coração de Maria.
Hoje, o Puríssimo é composto por duas unidades: o prédio do Colégio, onde funcionam o 5° ano, Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio e o Pré-Vestibular (Puríssimo-Poliedro); e a Casa Azul, com Educação Infantil e Ensino Fundamental I (Maternal I ao 4º ano).
A partir de então, o Colégio Puríssimo destaca-se por novos empreendimentos, modernidade, evolução, dinamismo e qualidade na educação, sempre a serviço da formação humana baseada na égide da Proposta Libertadora de Jesus Cristo – opção pela pessoa, na sua vocação fundamental de comunhão e participação, ajudando a escola a viver em relacionamento novo.

Linha do Tempo

1909 – Começo da história do Colégio Puríssimo Coração de Maria;
1926 – Alicerce do prédio da Rua 7;
1927 – Implantação do internato de moças;
1928 – Instalação do curso Normal – primeiro do interior paulista;
1934 – Autorização para o funcionamento do curso Ginasial;
1941 – Início da construção da capela;
1974 – Implantação do curso Supletivo de 1° a 2° graus;
2005 – Inauguração da Casa Azul;
2008 – Curso Pré-Vestibular Puríssimo-Poliedro;
2009 – Comemoração Centenário;
2011 – 1° Ano de Beatificação da Bem-Aventurada Bárbara Maix;
2016 – Unficação Rede ICM;
2017 – Lançamento nova marca.