Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental do Colégio Puríssimo está estruturado em nove anos. Desde cedo, os alunos recebem educação integral que está estruturada na visão da promoção humana, na construção de saberes e no desenvolvimento de competências e habilidades, mediante expectativas de aprendizagem que possibilitam aos envolvidos no processo educacional, múltiplas leituras de mundo e a transformação da realidade.

Nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental o aluno constrói o seu conhecimento em relação à escrita, a leitura e ao cálculo, além de outras experiências realizadas em sala de aula, que possibilitam vivências que lhe permitam maior autonomia diante das situações cotidianas.

Já o Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) prioriza a formação básica do aluno por meio do pleno domínio da leitura, escrita e cálculo, da compreensão e responsabilidade crítica sobre o ambiente natural, social, político, tecnológico, artístico e ético. Além disso, tem-se a aquisição de conhecimentos e habilidades coerentes com atitudes e valores pertinentes às características da infância e da adolescência e as maravilhas que esta fase da vida proporciona.

O eixo metodológico do trabalho do Colégio Puríssimo enfatiza o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, objetivando a constituição de competências na Escola, diante do processo de formação integral do ser humano para responder aos desafios que a vida apresenta. Sob o ponto de vista curricular, privilegia a partilha de experiências, a curiosidade, a pesquisa, a investigação, a problematização, a resolução de problemas, a gestão de conflitos, a resiliência, a vivência, o empreendedorismo e o trabalho em equipe.